
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | BARRÓN, DANICE DEYANIRA CANO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARDEÑA, HUMBERTO JOSÉ CENTURIÓN | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-20T11:42:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-20T11:42:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-14 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701443 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | El estudio exploratorio realizado en el Departamento de Ingeniería en Sistemas Computacionales del ITS Motul utiliza minería de datos para correlacionar el desempeño académico de los estudiantes a través del promedio de calificaciones, con la prueba de ingreso a nivel superior, a través del instrumento EXANI II, con el fin de identificar patrones acerca de los principales indicadores académicos que presentan los estudiantes de nuevo ingreso y que ayuden a predecir su comportamiento posterior. Además de clasificarlos utilizando el algoritmo de árbol J48 para identificar las variables principales que determinen su potencial rendimiento académico, resultando ser la comprensión lectora y el índice de pensamiento matemático. Se utiliza en el proyecto Weka, software que implementa técnicas de machine learning, para el análisis automático de los datos, dejando la interpretación de la información resultante en manos del investigador. Los indicadores elegidos están asociados únicamente al desempeño académico y los resultados preliminares del estudio son una pauta para realizar estudios más profundos con mayor cantidad de datos y número de indicadores que, a largo plazo, permitan una caracterización formal de las necesidades de los estudiantes de nuevo ingreso. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCACIÓN | pt_BR |
| Título: dc.title | APLICACIONES DE MINERÍA DE DATOS EN DATOS DE INGRESO DE ESTUDIANTES DE INGENIERÍA (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| APLICACIONES.pdf | 225,25 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701443/1/APLICACIONES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: