
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Luis Marcelo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-18T20:41:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-18T20:41:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | História e arqueologia marajoara- possibilidades para o ensino de história indígena | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701396 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho visa refletir uma maior visibilidade quanto a utilização da cultura pré-colonial marajoara como temática de ensino na área de História, buscando dinamizá-la como objeto de estudo dentro do ensino da cultura e história indígena, o fazendo inclusive por meio de um maior dialogo por meio de outros campos de saber, tais como, por exemplo, a arqueologia. Assim como se analisa as razões pela indicação desta cultura indígena, ser mais destacada no ensino de história, em vez de outras sociedades nativas em especial, então se focando essa dada pesquisa sobre a necessidade e dadas experiências a serem desenvolvidas quanto à confecção de material didático referente a este tema: a cultura arqueológica marajoara. Expondo algumas estratégias didáticas tanto por parte de outros pesquisadores, como também pelo autor deste trabalho agora apresentado. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 4.18 MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cerâmica marajoara | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história e cultura indígena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materiais didáticos sobre história e cultura indígena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Povo indígena marajoara | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação da arqueologia com história | - |
| Título: dc.title | História e arqueologia marajoara: possibilidades para o ensino de história indígena | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| HISTORIA E ARQUEOLOGIA MARAJOARA - Luis Marcelo Santos.pdf | 4,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701396/1/HISTORIA E ARQUEOLOGIA MARAJOARA - Luis Marcelo Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: