Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Epírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRÉ, Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-18T20:50:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-18T20:50:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aspectoagem : atividades sobre o aspecto na lingua(gem) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701380 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de gramática na maioria das escolas é ainda baseado em uma metalinguagem influenciada pela tradição descritivista de determinados conteúdos e isso, para o aluno, às vezes pouco reverbera na prática. Assim, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória, fomentada pela CAPES, busca estudar as noções que envolvem o aspecto verbal no português e propor operações de linguagem para alunos do Ensino Fundamental II, valorizando o aspecto na linguagem, já que no ensino do verbo em Português, sempre se privilegiam as categorias tempo e modo. No entanto, o aspecto geralmente contribui para a intepretação do texto e, consequentemente, para a regulação e representação das expressões oral e escrita. A pesquisa tem como base estudiosos do aspecto como Comrie (1976), Travaglia (2006), Mateus et. Al. (1983) entre outros e pesquisadores filiados à abordagem Epilinguística como Franchi (1991), Rezende (2008) e Cumpri (2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que explora a pesquisa-ação por meio da interação entre o pesquisador e os alunos participantes. O produto final deste trabalho é um ebook de atividades, envolvendo o aspecto nas operações de linguagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 67.875 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aspecto verbal. Epilinguismo. Ensino. Linguagem. | pt_BR |
Título: dc.title | Aspectoagem : atividades sobre o aspecto na lingua(gem) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho Final de Curso II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons