Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Epírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SECATO, Isis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DELMASCHIO, Andréia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-18T20:41:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-18T20:41:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | EM VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER A GENTE METE A COLHER: ATIVIDADES DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA PARA TURMAS DE 8º ANO À 3ª SÉRIE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701379 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é propor atividades de práticas de leitura e escrita que possibilitem a formação de leitores críticos por meio de textos que abordem o tema ―violência contra a mulher‖, seja pelo fato de denunciarem ou incitarem essa violência. Nosso tema se justifica a partir de duas demandas sociais: a formação de leitores críticos capazes de questionar as mazelas a sua volta e a necessidade de se desenvolver uma consciência crítica acerca do grave problema da violência de gênero, ao invés de tratá-lo como um evento corriqueiro. Violência de gênero é um tipo de violência física ou psicológica praticada contra um indivíduo ou um grupo com base em seu sexo ou gênero, estando as mulheres inseridas diretamente nessa problemática; assim, delimitamos o termo ―violência de gênero‖ para designar somente a violência contra a mulher. Este trabalho parte das ideias de Paulo Freire (1990), o qual ressalta a leitura como um ato político, assim como a educação, não devendo, portanto, ser praticada de forma mecânica. Nesta perspectiva, dialogamos com Silva (1999), que critica as formas redutoras (simplistas) de leitura; com Britto (2016), que afirma que a leitura como prática social não deve ser empregada como um simples ato de decifração; e com Geraldi (2012), que critica o ensino da língua portuguesa de uma maneira meramente gramaticalizada. Para referenciar a violência contra a mulher, utilizamos dados de instituições que atuam em defesa dos direitos das mulheres, tais quais: Agência Patrícia Galvão (2019), Instituto Maria da Penha (2019), Núcleo de enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa do Direito das Mulheres (Nevid) (2019) e Laboratório de Pesquisas sobre a Violência contra a Mullher (Lapvim) (2019). No que diz respeito à inferiorização da mulher em relação ao homem, algo que contribui para a violência de gênero, consultamos as ideias de Simone de Beauvoir (2019). Esta pesquisa resultou em um produto educacional, sendo ele um caderno de atividades de práticas de leitura e escrita, baseado na metodologia sugerida por Geraldi (2012) que ressalta a importância de integrarmos à prática do ensino da língua portuguesa a leitura, a produção textual e a análise linguística. Cabe ressaltar que esse produto foi testado em nossa sala de aula, o que nos faz acreditar que ele possa ser utilizado em outras práticas docentes. Quanto à metodologia, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.344 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Violência contra a mulher. Leitor crítico. Práticas de leitura e escrita. | pt_BR |
Título: dc.title | EM VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER A GENTE METE A COLHER: ATIVIDADES DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA PARA TURMAS DE 8º ANO À 3ª SÉRIE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho Final de Curso II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Isis (com ficha catalográfica) - Copia.pdf | 6,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701379/2/Produto Educacional - Isis (com ficha catalográfica) - Copia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons