A NARRATIVA PESSOAL COMO FORMA DE EXPRESSÃO EMOCIONAL UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A ESCRITA COM O GÊNERO DIÁRIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Epírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBASTOS, Gilda-
Autor(es): dc.contributor.authorBASSANI, Sandra Mara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-18T20:30:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-18T20:30:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-17-
identificador: dc.identifier.otherA NARRATIVA PESSOAL COMO FORMA DE EXPRESSÃO EMOCIONAL UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A ESCRITA COM O GÊNERO DIÁRIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701378-
Resumo: dc.description.abstractOs alunos dos anos finais do ensino fundamental, geralmente, parecem não gostar de escrever os gêneros propostos pela escola, e uma das principais queixas é o fato de que a maioria dos textos exige um grau de formalidade maior para serem escritos do que narrativas simples, tipo de gênero com o qual os estudantes parecem ter mais afinidade. Desse contexto, surgiu o interesse em pesquisar se a escrita de um tipo de narrativa mais pessoal, em que o aluno tenha a oportunidade de falar de si mesmo, de seus sentimentos e desejos, pode despertar o gosto pela escrita. Assim, foi escolhido o gênero diário para desenvolver esta pesquisa. Para estruturar a base teórica, foram utilizados: os estudos sobre gênero de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008); uma análise sobre a escrita íntima em diário de Lejeune (2014); uma reflexão sobre o ensino de produção textual no contexto escolar de Guedes (2009) e Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015); e considerações sobre produção escrita no documento oficial norteador do ensino de língua materna, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A pesquisa é do tipo qualitativa com algumas particularidades da pesquisa-ação e da pesquisa participante, e, para a coleta de informações e análise de dados, foram aplicados questionários aos participantes da pesquisa. Também foi desenvolvida uma sequência didática sobre a escrita no gênero diário de acordo com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como ferramenta de intervenção. Os resultados apontaram que a escrita de narrativas sobre si mesmo desperta no aluno o gosto de escrever pelo fato de que esse tipo de escrita lhe permite, ao mesmo tempo, refletir amplamente sobre o que sente e avaliar suas emoções (LEJEUNE, 2014).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.036pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutoconhecimento. Diário. Escrita. Gênero.pt_BR
Título: dc.titleA NARRATIVA PESSOAL COMO FORMA DE EXPRESSÃO EMOCIONAL UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A ESCRITA COM O GÊNERO DIÁRIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho Final de Curso IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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