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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Epírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BASTOS, Gilda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BASSANI, Sandra Mara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-18T20:30:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-18T20:30:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | A NARRATIVA PESSOAL COMO FORMA DE EXPRESSÃO EMOCIONAL UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A ESCRITA COM O GÊNERO DIÁRIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701378 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os alunos dos anos finais do ensino fundamental, geralmente, parecem não gostar de escrever os gêneros propostos pela escola, e uma das principais queixas é o fato de que a maioria dos textos exige um grau de formalidade maior para serem escritos do que narrativas simples, tipo de gênero com o qual os estudantes parecem ter mais afinidade. Desse contexto, surgiu o interesse em pesquisar se a escrita de um tipo de narrativa mais pessoal, em que o aluno tenha a oportunidade de falar de si mesmo, de seus sentimentos e desejos, pode despertar o gosto pela escrita. Assim, foi escolhido o gênero diário para desenvolver esta pesquisa. Para estruturar a base teórica, foram utilizados: os estudos sobre gênero de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008); uma análise sobre a escrita íntima em diário de Lejeune (2014); uma reflexão sobre o ensino de produção textual no contexto escolar de Guedes (2009) e Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015); e considerações sobre produção escrita no documento oficial norteador do ensino de língua materna, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A pesquisa é do tipo qualitativa com algumas particularidades da pesquisa-ação e da pesquisa participante, e, para a coleta de informações e análise de dados, foram aplicados questionários aos participantes da pesquisa. Também foi desenvolvida uma sequência didática sobre a escrita no gênero diário de acordo com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como ferramenta de intervenção. Os resultados apontaram que a escrita de narrativas sobre si mesmo desperta no aluno o gosto de escrever pelo fato de que esse tipo de escrita lhe permite, ao mesmo tempo, refletir amplamente sobre o que sente e avaliar suas emoções (LEJEUNE, 2014). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.036 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autoconhecimento. Diário. Escrita. Gênero. | pt_BR |
Título: dc.title | A NARRATIVA PESSOAL COMO FORMA DE EXPRESSÃO EMOCIONAL UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A ESCRITA COM O GÊNERO DIÁRIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho Final de Curso II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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