Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Epírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | UHL, Ellen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-18T20:20:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-18T20:20:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Eu, etiqueta?: uma proposta para a leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701377 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Sabe-se que a capacidade interpretativa é basilar para que haja êxito tanto na interação verbal quanto em todos os aspectos que envolvem a amplitude da comunicação e da existência humana. Nesse sentido, esta pesquisa busca discutir e identificar as principais dificuldades dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental no que diz respeito à leitura, compreensão e interpretação textual. Para isso, alvitra reflexões sobre a leitura do texto poético como espaço privilegiado para desenvolver uma postura ativa, autônoma e crítica dos estudantes na construção da interpretação. Sendo assim, apresentam-se estratégias que favorecem os alunos na interpretação de poemas, partindo sobretudo da análise da organização do texto poético e dos recursos utilizados para a construção de sentidos, de modo a avaliar a importância da poesia para a sensibilização e humanização do indivíduo. Descrevem-se, portanto, as atividades cognitivas que envolvem a compreensão e a interpretação do texto poético, indicando uma sequência de atividades para o exercício da leitura, análise e interpretação poética nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, baseada na sequência expandida proposta por Cosson (2007) nas práticas de leitura literária. A investigação resultou na produção de um manual didático, com base na sequência de atividades elaborada. O desenvolvimento da pesquisa deu-se por meio de abordagem qualitativa a partir de algumas particularidades da pesquisa-ação, tendo como ponto de partida a leitura e análise de poemas de autores modernos e contemporâneos da literatura brasileira. Espera-se que sejam formados leitores mais sensíveis e críticos, especialmente de poesia. Como ponto de apoio, as reflexões se pautam nas concepções teóricas de Zilberman (2009), Compagnon (2009) e Candido (2004) sobre leitura literária; contribuições de Salgueiro (2013), Moriconi (2002) e Pignatari (2011) sobre a poesia; discussões de Pinheiro (2018), Sorrenti (2013) e Colomer (2007) sobre a presença da poesia e da leitura literária no contexto escolar; estudos de Solé (1998), Koch (2005) e Marcuschi (2008) sobre leitura, compreensão e interpretação textual; apontamentos de Chociay (1974), Bandeira (1968) e Said Ali (1999) sobre teoria da lírica; entre outros autores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 49.589 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | análise poética; interpretação textual; poesia e ensino. | pt_BR |
Título: dc.title | Eu, etiqueta?: uma proposta para a leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho Final de Curso II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons