NAS FRONTEIRAS DO CURRÍCULO: aprendizagens significativas e os temas geradores na produção de sentidos para uma educação histórica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIANA, DARLAN BEZERRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-18T03:13:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-18T03:13:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherNAS FRONTEIRAS DO CURRICULOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701357-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação versa sobre o uso dos temas geradores como método aplicável a aprendizagem histórica no sentido de uma literacia histórica. Esta proposta metodológica tem por inspiração a filosofia da educação de Paulo Freire e está ancorada em observações de situações educacionais concretas, vivenciadas na atividade profissional na educação pública básica no Estado do Ceará. Um duplo problema norteia o trabalho, o primeiro é a observação da pouca aprendizagem significativa em História entre os estudantes e, a falta de sintonia das propostas curriculares, que tem por base uma narrativa histórica uniforme assentada em um tempo cronológico linear, com a realidade existencial dos estudantes. A utilização metodológica dos temas geradores funciona como ponto de partida para pensar o tempo presente, aproxima às propostas curriculares a realidade dos estudantes e transforma tanto educador quanto educandos em sujeitos do processo educativo. O problema de finalidade para o ensino de História é resolvido, pois se corporifica no ensino escolar o compromisso de pensar o tempo presente, no sentido de “escovar a História a contrapelo” como afirma Benjamin (1996) dando ênfase à escola como “ferramenta” política como preconiza Freire (2001). Outro problema resolvido é a operacionalização do currículo, que é a tradução de um documento genérico para a realidade concreta de cada lugar. Metodologicamente resolve problemas de habilidade, caracterizado pela orientação temporal e a apropriação conceitual, no sentido de uma aprendizagem histórica vinculada à prática da vida social, na perspectiva de uma literacia histórica como defende Peter Lee (2006) Investigamos os documentos da BNCC e do DCRC e por meio de lacunas e “brechas” em seus textos, identificamos a possibilidade de se trabalhar com temas geradores aplicáveis a aprendizagem histórica na Educação Básica. Concluímos pela viabilidade e importância de se trabalhar metodologicamente com temas geradores e apresentamos duas propostas de aula a partir de dois temas geradores gestados em sala de aula e respaldados nos documentos da BNCC e DCRC.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Temas Geradores, Aprendizagem Histórica, Currículo Escolar, Paulo Freire.pt_BR
Título: dc.titleNAS FRONTEIRAS DO CURRÍCULO: aprendizagens significativas e os temas geradores na produção de sentidos para uma educação históricapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons