Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VIANA, DARLAN BEZERRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-18T03:13:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-18T03:13:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | NAS FRONTEIRAS DO CURRICULO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701357 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação versa sobre o uso dos temas geradores como método aplicável a aprendizagem histórica no sentido de uma literacia histórica. Esta proposta metodológica tem por inspiração a filosofia da educação de Paulo Freire e está ancorada em observações de situações educacionais concretas, vivenciadas na atividade profissional na educação pública básica no Estado do Ceará. Um duplo problema norteia o trabalho, o primeiro é a observação da pouca aprendizagem significativa em História entre os estudantes e, a falta de sintonia das propostas curriculares, que tem por base uma narrativa histórica uniforme assentada em um tempo cronológico linear, com a realidade existencial dos estudantes. A utilização metodológica dos temas geradores funciona como ponto de partida para pensar o tempo presente, aproxima às propostas curriculares a realidade dos estudantes e transforma tanto educador quanto educandos em sujeitos do processo educativo. O problema de finalidade para o ensino de História é resolvido, pois se corporifica no ensino escolar o compromisso de pensar o tempo presente, no sentido de “escovar a História a contrapelo” como afirma Benjamin (1996) dando ênfase à escola como “ferramenta” política como preconiza Freire (2001). Outro problema resolvido é a operacionalização do currículo, que é a tradução de um documento genérico para a realidade concreta de cada lugar. Metodologicamente resolve problemas de habilidade, caracterizado pela orientação temporal e a apropriação conceitual, no sentido de uma aprendizagem histórica vinculada à prática da vida social, na perspectiva de uma literacia histórica como defende Peter Lee (2006) Investigamos os documentos da BNCC e do DCRC e por meio de lacunas e “brechas” em seus textos, identificamos a possibilidade de se trabalhar com temas geradores aplicáveis a aprendizagem histórica na Educação Básica. Concluímos pela viabilidade e importância de se trabalhar metodologicamente com temas geradores e apresentamos duas propostas de aula a partir de dois temas geradores gestados em sala de aula e respaldados nos documentos da BNCC e DCRC. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Temas Geradores, Aprendizagem Histórica, Currículo Escolar, Paulo Freire. | pt_BR |
Título: dc.title | NAS FRONTEIRAS DO CURRÍCULO: aprendizagens significativas e os temas geradores na produção de sentidos para uma educação histórica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Nas fronteiras do curriculo.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701357/2/Nas fronteiras do curriculo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons