
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, GIL DERLAN SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-14T16:12:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-14T16:12:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-06 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701306 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Os nomes eram vários e das mais variadas índoles e intenções. Assim, ouvia-se puta, prostituta, rapariga, quenga, concubina, femme fatale, dentre muitas outras alcunhas. O terreno da prostituição no seio da sociedade é marcado pelo não dito, pelo escondido e, acima de tudo, pela zona do pecaminoso. Ou eram vítimas do destino ou escolheram uma vida de vadiagem, porque nunca foram mulheres de bem. Esses discursos são apenas uma pequena parcela daquilo que sistematizou o ódio e perseguição às prostitutas. Quando não conseguia a redenção pelo casamento, esta só viria com a morte, a última possibilidade de perdão dos pecados para esse grupo de mulheres. Ao desbravar Cais da sagração (1971), de Josué Montello, eu espero que você enxergue a problemática social que está muito além do relacionamento entre Vanju e Severino. Espero que enxergue como o patriarcalismo na sociedade maranhense do século XX se constitui um forte aparato de poder para a diminuição de corpos e identidades. O benefício da dúvida e a possibilidade de perdão sequer eram conjecturados, pois para a prostituta o caminho já estava traçado. Dizem que o lugar dela é na rua, na esquina, no bordel e no cabaré. Eu lhe convido a colocar essa gama de mulheres na academia, na discussão crítica que toma a literatura como um corpus de análise para uma ampla problemática social. Fique à vontade, mas deixe as visões construídas e engessadas de fora, eles não cabem para o que nossas mulheres têm a dizer. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pele | pt_BR |
| Título: dc.title | Pele macia, boca quente e vulva aberta: A representação da prostituta em cais da sagração de Josué Montello (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Pele macia.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701306/1/Pele macia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: