Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IF Sudeste MG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Aurora Maria Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Adriano Reder | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-14T00:47:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-14T00:47:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha Inclusão de Surdos e Deficientes Auditivos - Campus Barbacena | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701298 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A cartilha foi elaborada contendo os conceitos relacionados a pessoas surdas e deficientes auditivas, além das diferenças das nomenclaturas; métodos de comunicação que eles utilizem para se comunicar (bilinguismo, oralismo e comunicação total); tipos de surdez; graus de surdez; legislações pertinentes; atitudes certas ou erradas; termos e expressões que não se deve e as que se deve utilizar; como a escola deve se preparar para receber os alunos surdos e deficientes auditivos e como deve atuar depois que ele chegar; estratégias pedagógicas que o professor poderá utilizar ao planejar sua aula, como deve ser as avaliações e as interações com os alunos. Estas estratégias foram sugeridas pelos profissionais e alunos do próprio Campus Barbacena durante as entrevistas, além de dicas de interação/comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno relativo à forma como deverá se portar o ouvinte perante o surdo e o deficiente auditivo a fim de ser compreendido e de compreendê-lo. A cartilha apresenta também curiosidades sobre a cultura surda e a Libras que aparecem na cartilha com o título: “Você sabia?”, onde é apresentado o alfabeto em Libras, sinais em Libras do contexto escolar relacionados aos principais setores e serviços da escola, que são direcionados ao aluno no IF Sudeste – MG Campus Barbacena (locais da escola, materiais escolares, profissões, disciplinas, cumprimentos, entre outros). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,81 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão de surdos na EPT | pt_BR |
Título: dc.title | Cartilha Comunicação/Interação: A gênese para a formação omnilateral dos surdos e deficientes auditivos no Campus Barbacena | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Campus Rio Pomba | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: