Glossário especializado da área de solos (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMATOSO, STELLA CRISTIANI GONÇALVES-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, CARINA PIRES-
Autor(es): dc.contributor.authorMINUSCULI, SAMARA FONSECA-
Autor(es): dc.contributor.authorGOULART, RYAN VIEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorKRAUZE, MATHEUS GENELHUD-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-14T19:18:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-14T19:18:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-13-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701294-
Resumo: dc.description.abstractO presente glossário é fruto de atividades pedagógicas, do Projeto Integrado de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Atividades de Ensino intitulado "Construção de glossário colaborativo como ferramenta de ensino aprendizagem na área de Solos", aprovado pelo edital Nº 22/2020/COL-CGAB/IFRO e renovado pelo edital Nº 19/2021/COL-CGAB/IFRO e do Projeto de Extensão “Glossário especializado da área de Solos, aprovado pelo EDITAL Nº 23/2021/COL-CGAB/IFRO. Esse projeto surge ao percebermos a dificuldade dos discentes com a apropriação correta das definições dos termos da área de Solos no Curso de Engenharia Agronômica. Perguntas simples como: qual a diferença entre terra, solo e substrato? Adubo e fertilizante são sinônimos? O que é um mecanismo de contato íon-raiz? Qual a diferença entre absorção e assimilação dos nutrientes? Geralmente, não eram respondidas com exatidão e/ou segurança pelos discentes nas avaliações diagnósticas iniciais das disciplinas de Pedologia, Nutrição Mineral de Plantas e Adubos e Adubação. Desenvolvemos, então, o Projeto de Construção de glossário colaborativo especializado da área de Solos nessas disciplinas. Essa ferramenta de ensino e aprendizagem se mostrou eficaz como ferramenta de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa) e como metodologia interdisciplinar envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa, Solos e Metodologia científica, além disso, foi avaliada pelos discentes envolvidos como uma boa prática pedagógica, pois os auxiliou em seus estudos e construção de conhecimento durante a execução da tarefa e após com a utilização do glossário como ferramenta de consulta. Os discentes envolvidos no projeto indicaram 279 termos diferentes, com suas respectivas definições e referências. Outros termos (não contabilizamos) foram indicados em atividades pedagógicas das disciplinas citadas do Curso de Engenharia Agronômica, em outros períodos letivos e sem envolvimento com o projeto, e da disciplina de Solos, do Curso Técnico em Agropecuária. Nós organizadores deste livro, ampliamos o quantitativo para 673 termos e nos asseguramos dos aspectos qualitativos das definições construídas e das referências utilizadas. Assim, optamos pelo formato termo, definição e referência para que o(a) usuário(a) possa consultar ao mesmo tempo a definição e a(s) referência(s) utilizada(s), podendo decidir sobre a confiabilidade do conteúdo elaborado. Esperamos que esta seja uma ferramenta útil para os usuários da área de Solos nas suas atividades acadêmicas e profissionais!pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSOLOSpt_BR
Título: dc.titleGlossário especializado da área de solos (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais