CULTURA JAPONESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERAÇÃO POR MEIO DE AÇÕES E RECURSOS LÚDICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNOMISO, Cecília Massako-
Autor(es): dc.contributor.authorKOBAYASHI, MARIA DO CARMO MONTEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-13T02:32:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-13T02:32:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
identificador: dc.identifier.othercultura japonesapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701277-
Resumo: dc.description.abstractNo produto trazemos orientações em um livro (físico e online) para divulgar elementos da cultura japonesa aos educadores da educação básica; tal fato possibilitará organizar formações para os educadores sobre os elementos lúdicos nipônicos e de outras culturas. As ações apresentadas são únicas, foram momentos que, mesmo com a pandemia e o afastamento sanitário, ainda assim, mostraram que a construção da identidade perpassa por conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário. Baseados nessas interações e influências da comunidade Nikkei, o produto educacional elaborou os seguintes itens para serem apresentados em seu corpo: 1- Mukashibanashi; 2- Origami; 3- Kawariehon; 4- Dōyō; 5- Brincadeiras e brinquedos; e 6- Kamishibai. Essas 6 categorias foram apresentadas em duas partes distintas: na primeira parte como Orientações aos educadores e na segunda, como Objetos lúdicos e referências onde os mesmos elementos foram apresentados no formato de recursos pedagógicos a serem construídos e vivenciados com as crianças. O produto foi planejado para atender como público-alvo professores e as crianças da Educação Infantil, com possibilidade de adaptação para os demais alunos do ensino fundamental e médio. A Educação Infantil foi destacada para esse produto devido ao contato constante das pesquisadoras envolvidos, porém, não impossibilita o seu uso ou adaptação nas demais etapas ou modalidades da educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent26,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura japonesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Título: dc.titleCULTURA JAPONESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERAÇÃO POR MEIO DE AÇÕES E RECURSOS LÚDICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantilpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons