Práxis interdisciplinar na Educação Profissional e Tecnológica

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Genilton Luis Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Francisco Adelton Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Álvaro Itaúna Schalcher-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-13T16:01:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-13T16:01:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-14-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Práxis Interdisciplinar na Educação Profissional e Tecnológica - e-caderno pedagógicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701254-
Resumo: dc.description.abstractEste e-Caderno Pedagógico é um Produto Educacional de autoria do mestrando Genilton Luis Freitas Marques, orientado pelo professor Dr. Francisco Adelton Alves Ribeiro e co-orientado pelo professor Dr. Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), referente à Linha de Pesquisa Práticas Educativas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que abriga o macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo. Nossa proposta está fundamentada em valores que articulam escola e comunidade, contribuindo para a construção de um projeto socioeducacional que ultrapasse as amarras burocráticas, formais e mecânicas que engessam as ações do fazer pedagógico. Na parte I abordaremos o caráter epistemológico e metodológico da interdisciplinaridade, bem como sua relação com as bases conceituais que fundamentam o currículo da Educação Profissional e Tecnológica. Em seguida, discorreremos sobre a interdisciplinaridade como ferramenta para a integração curricular e proposta de concretização da formação humana integral para além de projetos narcisistas e individualistas. Na terceira e última seção, mostraremos o resultado do diálogo problematizador com docentes e discentes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) realizado no Campus do IFMA, localizado em Santa Inês, interior do Maranhão, apontando caminhos para o desenvolvimento de ações interdisciplinares que vislumbrem a relação entre o conteúdo de cada ciência e a visão de mundo da comunidade envolvida. Este material passa longe de definir ações pedagógicas a serem desenvolvidas no ambiente escolar, pois a prática interdisciplinar não pode ser algo pronto, completo, fechado, mas algo que se vivencia, resultado do conhecimento oriundo das disciplinas, da interação da comunidade escolar e da problematização do mundo que nos cerca.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,45 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráxis interdisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titlePráxis interdisciplinar na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas em EPTpt_BR
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