Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Genilton Luis Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Francisco Adelton Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-13T16:01:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-13T16:01:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Práxis Interdisciplinar na Educação Profissional e Tecnológica - e-caderno pedagógico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-Caderno Pedagógico é um Produto Educacional de autoria do mestrando Genilton Luis Freitas Marques, orientado pelo professor Dr. Francisco Adelton Alves Ribeiro e co-orientado pelo professor Dr. Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), referente à Linha de Pesquisa Práticas Educativas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que abriga o macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo. Nossa proposta está fundamentada em valores que articulam escola e comunidade, contribuindo para a construção de um projeto socioeducacional que ultrapasse as amarras burocráticas, formais e mecânicas que engessam as ações do fazer pedagógico. Na parte I abordaremos o caráter epistemológico e metodológico da interdisciplinaridade, bem como sua relação com as bases conceituais que fundamentam o currículo da Educação Profissional e Tecnológica. Em seguida, discorreremos sobre a interdisciplinaridade como ferramenta para a integração curricular e proposta de concretização da formação humana integral para além de projetos narcisistas e individualistas. Na terceira e última seção, mostraremos o resultado do diálogo problematizador com docentes e discentes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) realizado no Campus do IFMA, localizado em Santa Inês, interior do Maranhão, apontando caminhos para o desenvolvimento de ações interdisciplinares que vislumbrem a relação entre o conteúdo de cada ciência e a visão de mundo da comunidade envolvida. Este material passa longe de definir ações pedagógicas a serem desenvolvidas no ambiente escolar, pois a prática interdisciplinar não pode ser algo pronto, completo, fechado, mas algo que se vivencia, resultado do conhecimento oriundo das disciplinas, da interação da comunidade escolar e da problematização do mundo que nos cerca. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,45 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práxis interdisciplinar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Práxis interdisciplinar na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMA) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas em EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Praxis interdisciplinar em EPT.pdf | 7,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701254/2/Produto Educacional - Praxis interdisciplinar em EPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons