Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PORTELA, Dalyene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-12T19:57:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-12T19:57:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | SLAM NA ESCOLA: ESPAÇOS DE FALA E FORMAÇÃO DE LEITORES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701239 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma pesquisa de investigação de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa Estudos Literários. Nosso objetivo é trabalhar o poetry slam, ou Batalha de Poesia, enquanto uma prática social, analisando sua contribuição na formação de leitores e slammers, bem como na democratização da poesia, intencionando, ainda, que os alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Cariacica, no Espírito Santo, sejam sujeitos de suas leituras e de seus textos. Teoricamente, esta pesquisa propõe diálogos entre o poetry slam e o ensino de literatura/poesia, a partir das contribuições de Zilberman e Magalhães (1987), Lajolo (2001), D‟Alva (2011), Stella (2015) e Neves (2017); e reflexões sobre a relação entre o poetry slam e os conceitos de oralidade e performance, estudados por Marcuschi (2007), Zumthor (1997, 2018) e Walter Ong (1998). Metodologicamente, utilizamos algumas particularidades da pesquisa-ação e, por meio da observação participante, encaminhamos a proposta de formação de uma comunidade de slam na escola. Construímos, desse modo, um caderno pedagógico em formato de e-book, com a colaboração dos participantes da pesquisa, que abrange atividades de pesquisa sobre poesia e sobre poetry slam, oficinas contemplando a produção criativa ea expressão performática e a organização de uma batalha de poesia na escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18.151 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de literatura – poesia; formação de leitor; Poetry Slam. | pt_BR |
Título: dc.title | SLAM NA ESCOLA: ESPAÇOS DE FALA E FORMAÇÃO DE LEITORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho final de curso II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Dalyene Portela - Copia.pdf | 18.15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701239/2/Produto Educacional - Dalyene Portela - Copia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons