RELATOS ORAIS COMO INCENTIVADORES DA PRÁTICA DE LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPESTANA, Claúdia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-12T19:40:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-12T19:40:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-15-
identificador: dc.identifier.otherRELATOS ORAIS COMO INCENTIVADORES DA PRÁTICA DE LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701238-
Resumo: dc.description.abstractAs tarefas de pós-leituras, como a escrita de resenhas de livros e o preenchimento de fichas de leitura, geralmente solicitadas aos alunos, acabam levando-os a pensar que a prática de ler é apenas uma atividade metódica, burocrática e, para muitos, desagradável. Mediante observação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em aulas de leitura de Língua Portuguesa, percebeu-se que eles não se sentem atraídos pela leitura como ponto de partida para a produção escrita, no entanto, gostam de relatar oralmente as histórias que leram. Assim, partindo do pressuposto de que o relato oral de histórias pode incentivar o gosto pela leitura tanto de quem lê e relata quanto de quem as ouve, pois a prática de ouvir histórias suscita a imaginação e desperta a curiosidade para novas leituras, surgiu a proposta de desenvolver uma pesquisa que pudesse comprovar essa hipótese. A metodologia utilizada é qualitativa, de natureza participante. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas, o primeiro com o objetivo de identificar a motivação dos alunos para a leitura, bem como suas habilidades de expressão oral, e o segundo com o objetivo de averiguar se a hipótese levantada se confirmava após a aplicação de uma sequência didática que privilegiava atividades para o relato oral. A fundamentação teórica a respeito de leitura, gênero oral e oralidade está embasada, entre outros autores, nos estudos de Antunes (2003; 2009), Zilberman (2009), Geraldi (2004), Marcuschi (2008; 2010) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A sequência didática foi desenvolvida com base na concepção de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Os resultados mostraram que os alunos preferem falar a escrever a respeito dos livros lidos e que a experiência de relatar histórias oralmente tende a motivá-los à prática de leitura.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.710 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuais orais. Leitura. Oralidade. Relatos orais.pt_BR
Título: dc.titleRELATOS ORAIS COMO INCENTIVADORES DA PRÁTICA DE LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho final de curso IIpt_BR
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