Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PESTANA, Claúdia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-12T19:40:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-12T19:40:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | RELATOS ORAIS COMO INCENTIVADORES DA PRÁTICA DE LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701238 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As tarefas de pós-leituras, como a escrita de resenhas de livros e o preenchimento de fichas de leitura, geralmente solicitadas aos alunos, acabam levando-os a pensar que a prática de ler é apenas uma atividade metódica, burocrática e, para muitos, desagradável. Mediante observação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em aulas de leitura de Língua Portuguesa, percebeu-se que eles não se sentem atraídos pela leitura como ponto de partida para a produção escrita, no entanto, gostam de relatar oralmente as histórias que leram. Assim, partindo do pressuposto de que o relato oral de histórias pode incentivar o gosto pela leitura tanto de quem lê e relata quanto de quem as ouve, pois a prática de ouvir histórias suscita a imaginação e desperta a curiosidade para novas leituras, surgiu a proposta de desenvolver uma pesquisa que pudesse comprovar essa hipótese. A metodologia utilizada é qualitativa, de natureza participante. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas, o primeiro com o objetivo de identificar a motivação dos alunos para a leitura, bem como suas habilidades de expressão oral, e o segundo com o objetivo de averiguar se a hipótese levantada se confirmava após a aplicação de uma sequência didática que privilegiava atividades para o relato oral. A fundamentação teórica a respeito de leitura, gênero oral e oralidade está embasada, entre outros autores, nos estudos de Antunes (2003; 2009), Zilberman (2009), Geraldi (2004), Marcuschi (2008; 2010) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A sequência didática foi desenvolvida com base na concepção de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Os resultados mostraram que os alunos preferem falar a escrever a respeito dos livros lidos e que a experiência de relatar histórias oralmente tende a motivá-los à prática de leitura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.710 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais orais. Leitura. Oralidade. Relatos orais. | pt_BR |
Título: dc.title | RELATOS ORAIS COMO INCENTIVADORES DA PRÁTICA DE LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho final de curso II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons