Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, Erika | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Letícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-12T18:59:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-12T18:59:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | ERA UMA VEZ... : EXPERIÊNCIAS POLIFÔNICAS DE LEITURA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701236 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa “Estudos Literários”, sobre o projeto Minha Biblioteca: Ler, Contar, Encantar... realizado em uma escola municipal na cidade de Viana, Espírito Santo, cujo objetivo é estimular os educandos na formação da sua primeira biblioteca em casa, a partir da doação de livros paradidáticos. Teoricamente esta pesquisa propõe diálogos entre as concepções bakhtinianas de polifonia – a partir de Problemas da poética de Dostoiévski (BAKHTIN, 2011) em seus desdobramentos nas práticas de leitura na sala de aula – e os autores representativos da área de Literatura e Educação, Literatura de resistência, tais como Candido (2004), Todorov (2005), Castrillón (2012), Britto (2015), Silva (1993; 2003; 2008), entre outros, no tocante às questões sobre o direito à leitura na escola e suas contribuições na formação cultural dos alunos da rede pública, escolhida como cenário desta pesquisa. Metodologicamente, optamos por algumas particularidades da pesquisa-ação, por meio de uma observação participante, cuja culminância foi a produção de um material educativo em formato de e-book em que foram sistematizados encontros literários na perspectiva polifônica, cujo corpus serão os paradidáticos sugeridos pelo projeto em análise. A pesquisa apontou as possíveis potencialidades da polifonia nas práticas coletivas de leitura na formação do leitor do Ensino Fundamental, por meio das propostas presentes no projeto escolhido como objeto de investigação e nas suas relações com a leitura dialógica na escola, seja pelas vozes presentes na edificação do projeto, seja pela ressonância advinda das vozes dos alunos leitores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5037 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Literatura. Direito à leitura. Polifonia. Formação do leitor. | pt_BR |
Título: dc.title | ERA UMA VEZ... : EXPERIÊNCIAS POLIFÔNICAS DE LEITURA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho final de curso II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons