ERA UMA VEZ... : EXPERIÊNCIAS POLIFÔNICAS DE LEITURA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, Erika-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Letícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-12T18:59:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-12T18:59:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-15-
identificador: dc.identifier.otherERA UMA VEZ... : EXPERIÊNCIAS POLIFÔNICAS DE LEITURApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701236-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa “Estudos Literários”, sobre o projeto Minha Biblioteca: Ler, Contar, Encantar... realizado em uma escola municipal na cidade de Viana, Espírito Santo, cujo objetivo é estimular os educandos na formação da sua primeira biblioteca em casa, a partir da doação de livros paradidáticos. Teoricamente esta pesquisa propõe diálogos entre as concepções bakhtinianas de polifonia – a partir de Problemas da poética de Dostoiévski (BAKHTIN, 2011) em seus desdobramentos nas práticas de leitura na sala de aula – e os autores representativos da área de Literatura e Educação, Literatura de resistência, tais como Candido (2004), Todorov (2005), Castrillón (2012), Britto (2015), Silva (1993; 2003; 2008), entre outros, no tocante às questões sobre o direito à leitura na escola e suas contribuições na formação cultural dos alunos da rede pública, escolhida como cenário desta pesquisa. Metodologicamente, optamos por algumas particularidades da pesquisa-ação, por meio de uma observação participante, cuja culminância foi a produção de um material educativo em formato de e-book em que foram sistematizados encontros literários na perspectiva polifônica, cujo corpus serão os paradidáticos sugeridos pelo projeto em análise. A pesquisa apontou as possíveis potencialidades da polifonia nas práticas coletivas de leitura na formação do leitor do Ensino Fundamental, por meio das propostas presentes no projeto escolhido como objeto de investigação e nas suas relações com a leitura dialógica na escola, seja pelas vozes presentes na edificação do projeto, seja pela ressonância advinda das vozes dos alunos leitores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5037 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Literatura. Direito à leitura. Polifonia. Formação do leitor.pt_BR
Título: dc.titleERA UMA VEZ... : EXPERIÊNCIAS POLIFÔNICAS DE LEITURApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho final de curso IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons