Compartilhando Experiências: Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeal, Órion Flores-
Autor(es): dc.contributor.authorSgarbi, Antonio Dinizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-11T16:30:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-11T16:30:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
identificador: dc.identifier.otherCompartilhando Experiências: Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatóriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701204-
Resumo: dc.description.abstractO estudo ‘Para além dos muros: Participação social crítico-reflexiva na escola pública enquanto prática humanizadora’ foi apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Práticas Educativas. Se refere a uma pesquisa qualitativa do tipo participante, descrita a partir do Pensamento Humanista à luz da Teoria Freireana, tendo em vista a aproximação dos movimentos sociais populares capixabas parceiros dessa escola, através do Programa de Extensão Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória, no período de 2018 a 2020. Enquanto referencial, partimos da compreensão do trabalho, refletindo acerca das suas capacidades e potencialidades para a educabilidade humana. Em uma perspectiva crítica, apresentamos breve análise da realidade brasileira, em correlação aos processos de humanização e desumanização, problematizando posteriormente, a visão bancária da educação conservadora, em contraposição à educação libertadora, advinda da obra de Paulo Freire. Em seguida, destacamos a atuação dos movimentos de participação social no Brasil, situando a prática da Educação Popular, com vistas a aproximação entre os universos intra e extraescolar, na relação de extensão escola e sociedade-comunidade. Diante dessa, situamos Fórum, descrevendo a sua organização e as ações realizadas (Saraus, Seminários de Humanidades, Cursos de Extensão sobre Dívida Pública, Pré-Ifes), com destaque a percepção dos envolvidos. Explicitamos acerca da Pesquisa Participante, que aproximou a pesquisadora do objeto estudado e resultou na elaboração de um Produto Educacional, um relatório síntese das atividades, com fotos e descrições, em estilo Portfólio. Concluímos, ressaltando a emergência da participação social crítico-reflexiva, dos mais variados sujeitos, no e do ambiente escolar, com vistas a compreensão crítica da realidade, para prática de uma educação voltada a humanização dos educandos, educadores e demais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,86MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectParticipação social crítico-reflexivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação humanizadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação popularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais popularespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHumanismopt_BR
Título: dc.titleCompartilhando Experiências: Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatóriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons