Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leal, Órion Flores | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sgarbi, Antonio Dinizetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-11T16:30:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-11T16:30:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Compartilhando Experiências: Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701204 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo ‘Para além dos muros: Participação social crítico-reflexiva na escola pública enquanto prática humanizadora’ foi apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Práticas Educativas. Se refere a uma pesquisa qualitativa do tipo participante, descrita a partir do Pensamento Humanista à luz da Teoria Freireana, tendo em vista a aproximação dos movimentos sociais populares capixabas parceiros dessa escola, através do Programa de Extensão Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória, no período de 2018 a 2020. Enquanto referencial, partimos da compreensão do trabalho, refletindo acerca das suas capacidades e potencialidades para a educabilidade humana. Em uma perspectiva crítica, apresentamos breve análise da realidade brasileira, em correlação aos processos de humanização e desumanização, problematizando posteriormente, a visão bancária da educação conservadora, em contraposição à educação libertadora, advinda da obra de Paulo Freire. Em seguida, destacamos a atuação dos movimentos de participação social no Brasil, situando a prática da Educação Popular, com vistas a aproximação entre os universos intra e extraescolar, na relação de extensão escola e sociedade-comunidade. Diante dessa, situamos Fórum, descrevendo a sua organização e as ações realizadas (Saraus, Seminários de Humanidades, Cursos de Extensão sobre Dívida Pública, Pré-Ifes), com destaque a percepção dos envolvidos. Explicitamos acerca da Pesquisa Participante, que aproximou a pesquisadora do objeto estudado e resultou na elaboração de um Produto Educacional, um relatório síntese das atividades, com fotos e descrições, em estilo Portfólio. Concluímos, ressaltando a emergência da participação social crítico-reflexiva, dos mais variados sujeitos, no e do ambiente escolar, com vistas a compreensão crítica da realidade, para prática de uma educação voltada a humanização dos educandos, educadores e demais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,86MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Participação social crítico-reflexiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação humanizadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais populares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Humanismo | pt_BR |
Título: dc.title | Compartilhando Experiências: Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons