Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreno, Fernanda Granja | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-10T23:31:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-10T23:31:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História no 6º ano: a prática docente entre questões e possibilidades | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701197 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objeto de investigação o ensino e a aprendizagem da História desenvolvidos no 6º ano do Ensino Fundamental e propõe alguns caminhos possíveis para a prática docente de História nessa etapa. Buscamos, a partir da perspectiva da transição escolar, discutir alguns dos dilemas enfrentados pelos professores de História em sua atuação. A partir de um estudo bibliográfico, resgatamos alguns dos elementos característicos da transição escolar por acreditar que, de alguma forma, afetam as representações dos professores a respeito dos alunos que chegam a essa etapa da educação básica e, a partir delas, a adaptação dos alunos aos novos hábitos. Desenvolvemos uma reflexão em torno do conceito de cultura escolar entendendo que a existência de uma cultura escolar característica dos anos iniciais e outra característica dos anos finais se relaciona, em parte, às diferenças marcantes das práticas adotadas por professores em suas aulas. Dialogamos também com autores que se debruçaram sobre a temática das teorias da aprendizagem, Ensino da História e Afetividade. Além de toda a discussão teórica, essa pesquisa traz como material complementar um caderno voltado para professores e professoras de História do 6º ano, contendo propostas de atividades elaboradas a partir dos pressupostos aqui defendidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.593 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transição escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sexto ano | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História no 6º ano: a prática docente entre questões e possibilidades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FERNANDA GRANJA MORENO - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 6,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701197/2/FERNANDA GRANJA MORENO - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons