Ensino de História no 6º ano: a prática docente entre questões e possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoreno, Fernanda Granja-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-10T23:31:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-10T23:31:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História no 6º ano: a prática docente entre questões e possibilidadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701197-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho tem como objeto de investigação o ensino e a aprendizagem da História desenvolvidos no 6º ano do Ensino Fundamental e propõe alguns caminhos possíveis para a prática docente de História nessa etapa. Buscamos, a partir da perspectiva da transição escolar, discutir alguns dos dilemas enfrentados pelos professores de História em sua atuação. A partir de um estudo bibliográfico, resgatamos alguns dos elementos característicos da transição escolar por acreditar que, de alguma forma, afetam as representações dos professores a respeito dos alunos que chegam a essa etapa da educação básica e, a partir delas, a adaptação dos alunos aos novos hábitos. Desenvolvemos uma reflexão em torno do conceito de cultura escolar entendendo que a existência de uma cultura escolar característica dos anos iniciais e outra característica dos anos finais se relaciona, em parte, às diferenças marcantes das práticas adotadas por professores em suas aulas. Dialogamos também com autores que se debruçaram sobre a temática das teorias da aprendizagem, Ensino da História e Afetividade. Além de toda a discussão teórica, essa pesquisa traz como material complementar um caderno voltado para professores e professoras de História do 6º ano, contendo propostas de atividades elaboradas a partir dos pressupostos aqui defendidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.593 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfetividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransição escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSexto anopt_BR
Título: dc.titleEnsino de História no 6º ano: a prática docente entre questões e possibilidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons