Manual do aplicativo TEA Software

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA-
Autor(es): dc.contributor.authorPantoja, Bianca-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-10T13:00:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-10T13:00:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-
identificador: dc.identifier.otherManual TEA Software-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701196-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho discorre a respeito do processo de desenvolvimento e validação do aplicativo e software “Casulo TEA”, que tem como público-alvo alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Trata-se de um estudo de caso e de uma pesquisa do tipo qualitativa, realizada com três alunos com TEA, nove professores de Ciências e uma Psicopedagoga como colaboradores, em um colégio federal, no estado do Pará. O objetivo geral foi criar o Aplicativo/Software educacional “Casulo TEA”, voltado ao processo de ensino e aprendizagem, sobre a temática “corpo humano”, destinado aos estudantes com TEA, pois serve de ferramenta para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências. Tanto o aplicativo quanto o software são compostos pelas fases: esqueleto; partes do corpo; acessibilidade e higiene. A investigação contou com o aporte teórico de Vygotsky sobre aprendizagem e desenvolvimento; de Mantoan (2011); de Chiote (2019); Pletsch e Damasceno (2009) e Ferrari (2012) para tratar da questão da educação, sob a perspectiva inclusiva; de Mól (2019) para trabalhar sobre o ensino de Ciências na perspectiva inclusiva; de Bersch (2017) e Ávila et al. (2013) sobre Tecnologia Assistiva; e de Chassot (2000) para alfabetização científica; entre outros. Com esse arcabouço teórico, a autora problematiza o processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de Ciências e realiza o teste de validação, com três alunos com TEA, com níveis diferentes do transtorno. Na elaboração do “Casulo”, optou-se por utilizar recursos multimídias de áudio e vídeo, no intuito de trabalhar atenção e concentração dos alunos através dos recursos sensoriais. Os resultados da aplicação/validação do “Casulo TEA” foram confirmados. E tanto em relação a sua aplicabilidade quanto a sua funcionalidade, os resultados foram positivos e significativos, superando as expectativas, pois constatou-se a relevância do aplicativo e do software por servirem como “mediadores” do processo de aprendizagem, uma vez que eles se mostraram bem específicos, atendendo às demandas metodológicas dos alunos com os três graus diferentes de TEA: severo, moderado e leve. Desse modo, o “Casulo TEA” auxiliou os alunos na compreensão sobre o objeto de conhecimento “Corpo Humano”, pois após a sua utilização, ficou constatado que os alunos identificaram objetos de higiene, partes do corpo, função e classificação dos ossos. O “Casulo TEA” foi considerado como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem para alunos com TEA. Daí a importância do trabalho desenvolvido sob a perspectiva sócio-histórica, pautada em Vygotsky (2001), que preconiza a capacidade de aprendizagem humana por meio da mediação da linguagem, levando em consideração a relação cultural do ser humano com o mundo no qual o mesmo está inserido. Acredita-se que esses produtos educacionais sejam capazes de mediar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem, de auxiliar na autonomia dos discentes, além de colaborar com a construção de conhecimentos para os sujeitos com TEA, que possuem especificidades sensoriais que afetam suas percepções corporais e seu processo de aprendizagem.-
Tamanho: dc.format.extent2,5 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware; Transtorno do Espectro Autista; Tecnologia Assistiva.-
Título: dc.titleManual do aplicativo TEA Software-
Tipo de arquivo: dc.typesoftware-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Inclusiva-
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