Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pantoja, Bianca | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-10T13:00:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-10T13:00:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual TEA Software | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701196 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho discorre a respeito do processo de desenvolvimento e validação do aplicativo e software “Casulo TEA”, que tem como público-alvo alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Trata-se de um estudo de caso e de uma pesquisa do tipo qualitativa, realizada com três alunos com TEA, nove professores de Ciências e uma Psicopedagoga como colaboradores, em um colégio federal, no estado do Pará. O objetivo geral foi criar o Aplicativo/Software educacional “Casulo TEA”, voltado ao processo de ensino e aprendizagem, sobre a temática “corpo humano”, destinado aos estudantes com TEA, pois serve de ferramenta para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências. Tanto o aplicativo quanto o software são compostos pelas fases: esqueleto; partes do corpo; acessibilidade e higiene. A investigação contou com o aporte teórico de Vygotsky sobre aprendizagem e desenvolvimento; de Mantoan (2011); de Chiote (2019); Pletsch e Damasceno (2009) e Ferrari (2012) para tratar da questão da educação, sob a perspectiva inclusiva; de Mól (2019) para trabalhar sobre o ensino de Ciências na perspectiva inclusiva; de Bersch (2017) e Ávila et al. (2013) sobre Tecnologia Assistiva; e de Chassot (2000) para alfabetização científica; entre outros. Com esse arcabouço teórico, a autora problematiza o processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de Ciências e realiza o teste de validação, com três alunos com TEA, com níveis diferentes do transtorno. Na elaboração do “Casulo”, optou-se por utilizar recursos multimídias de áudio e vídeo, no intuito de trabalhar atenção e concentração dos alunos através dos recursos sensoriais. Os resultados da aplicação/validação do “Casulo TEA” foram confirmados. E tanto em relação a sua aplicabilidade quanto a sua funcionalidade, os resultados foram positivos e significativos, superando as expectativas, pois constatou-se a relevância do aplicativo e do software por servirem como “mediadores” do processo de aprendizagem, uma vez que eles se mostraram bem específicos, atendendo às demandas metodológicas dos alunos com os três graus diferentes de TEA: severo, moderado e leve. Desse modo, o “Casulo TEA” auxiliou os alunos na compreensão sobre o objeto de conhecimento “Corpo Humano”, pois após a sua utilização, ficou constatado que os alunos identificaram objetos de higiene, partes do corpo, função e classificação dos ossos. O “Casulo TEA” foi considerado como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem para alunos com TEA. Daí a importância do trabalho desenvolvido sob a perspectiva sócio-histórica, pautada em Vygotsky (2001), que preconiza a capacidade de aprendizagem humana por meio da mediação da linguagem, levando em consideração a relação cultural do ser humano com o mundo no qual o mesmo está inserido. Acredita-se que esses produtos educacionais sejam capazes de mediar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem, de auxiliar na autonomia dos discentes, além de colaborar com a construção de conhecimentos para os sujeitos com TEA, que possuem especificidades sensoriais que afetam suas percepções corporais e seu processo de aprendizagem. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,5 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software; Transtorno do Espectro Autista; Tecnologia Assistiva. | - |
Título: dc.title | Manual do aplicativo TEA Software | - |
Tipo de arquivo: dc.type | software | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Inclusiva | - |
Aparece nas coleções: | Jogos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons