Educação Inclusiva: Formação e Atuação em Pauta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtual-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Rayssa Feitoza Felix dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-09T15:20:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-09T15:20:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-09-
identificador: dc.identifier.otherEducação Inclusiva Formação e Atuação em Pauta-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701176-
Resumo: dc.description.abstractAo refletirmos sobre o passado percebemos anos de luta por uma sociedade com mais equidade de oportunidades. Podemos identificar um grande período em que as pessoas com deficiência foram excluídas da escola, como reflexo da exclusão social. Em sequência, a sociedade passou por um período em que essas pessoas eram segregadas em escolas “especiais”, onde, em muitos casos, eram tratadas de forma homogênea sem que suas especificidades fossem consideradas; passamos em seguida pelo período de integração em que os estudantes estavam matriculados nas escolas, porém eram invisibilizados. Estavam nas escolas, mas nada mudava nesses ambientes. A aula permanecia da mesma forma, o estudante muitas vezes recebia uma atividade totalmente diferente do restante da turma, pela compreensão de que ele não seria capaz de aprender o conteúdo como os demais. E hoje, vivenciamos uma perspectiva de educação inclusiva. Os discentes com deficiência permanecem nas escolas regulares, porém ações são desenvolvidas para que as especificidades dos estudantes sejam consideradas pelo professor, pelo projeto político pedagógico da escola, pelos gestores, para contratação de profissionais específicos da área da acessibilidade e inclusão, assim, ao direcionar o olhar para o futuro, contamos com o aprimoramento da inclusão educacional em todos os níveis e modalidades. No entanto, para uma atuação que contemple os direitos dos discentes com deficiência e possibilite sua plena participação no processo de ensino e aprendizagem, um dos pilares a serem considerados é a formação dos profissionais da educação que precisam de conhecimentos sobre as especificidades dos estudantes com deficiência. A presente obra reúne investigações referentes à educação inclusiva tanto com o foco na formação quanto na atuação dos profissionais envolvidos. Portanto, esperamos que a leitura desta obra contribua com reflexões acerca da formação e atuação dos professores e demais profissionais que trabalham na educação inclusiva e traga ótimos insights para novas pesquisas e ações que busquem efetivar a inclusão em nossas escolas e na sociedade como um todo.-
Tamanho: dc.format.extent2806-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectAtuação-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Título: dc.titleEducação Inclusiva: Formação e Atuação em Pauta-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons