Educação e Cidade: Diálogos Possíveis Para Explorar a Temática Afro-Brasileira na EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorMorais, Érica Renata Vilela de-
Autor(es): dc.contributor.authorCôco, Dilza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-11T17:10:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-11T17:10:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-04-
identificador: dc.identifier.otherEducação e Cidade: Diálogos Possíveis Para Explorar a Temática Afro-Brasileira na EJA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701169-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa insere-se na linha de pesquisa formação de professores do Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vitória. A pesquisa integra o Programa de Formação de Professores desenvolvido no Grupo de Pesquisa Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) e justifica-se pela necessidade de trabalhar com os professores, numa perspectiva de formação humana integral que aproxime a cidade e as práticas pedagógicas realizadas em turmas de educação de jovens e adultos (EJA), de uma escola do município de Vitória, ES. Tem por objetivo geral analisar contribuições de espaços da cidade de Vitória para explorar a temática História e Cultura Afro-brasileira no Ensino de Humanidades. Adentrando a proposta de investigação, a qual se encontra na perspectiva da educação na cidade, focalizamos nosso estudo na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), privilegiando diálogos com sujeitos de uma unidade de ensino do Sistema Municipal de Vitória, especializada no atendimento de jovens e adultos. A escolha dessa escola foi orientada pelo histórico de ações de ensino realizadas pelos profissionais que exploram diferentes espaços da cidade. Vale destacar que o processo de desenvolvimento da pesquisa se aproxima da abordagem de investigação colaborativa defendida por Ibiapina (2008). Para fundamentação teórica privilegiamos autores como Lefebvre (2001), Canevacci (1993), Paulo Freire (1993; 1996; 2006 e 2011) entre outros que defendem a perspectiva dos estudos críticos. Espera-se com tal pesquisa contribuir com propostas pedagógicas que reafirmem proposições da lei 10.639/03, sobre a importância da garantia do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos educativos. Além de sistematizar/criar material educativo que apresente discussões sobre o potencial de espaços da cidade de importância histórica, étnica e de referenciais que, contemplam a vivência identitária do negro, no Centro de Vitória, ES. Acreditamos que essas reflexões podem abrir espaço para o reconhecimento e para a transformação dos envolvidos pela via da ampliação de acesso ao conhecimento.-
Tamanho: dc.format.extent9,7MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação na cidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Título: dc.titleEducação e Cidade: Diálogos Possíveis Para Explorar a Temática Afro-Brasileira na EJA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons