Ideias Para Pensar Roteiros Freireanos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorUliana, Rafaela Soares da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSgarbi, Antonio Dinizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-11T16:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-11T16:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
identificador: dc.identifier.otherIdeias Para Pensar Roteiros Freireanospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701167-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de construção coletiva de roteiros de aprendizagem de História, a partir de atividades colaborativas que priorizam situações significativas da realidade concreta de discentes das séries finais do ensino fundamental da EMEF Edna de Mattos Siqueira Gáudio. Essa instituição de ensino atende a comunidade do bairro Jesus de Nazareth (Vitória-ES) e participaram dessa pesquisa um dos professores de História da escola e um grupo de estudantes orientados por esse educador. No percurso da pesquisa intencionamos também proporcionar momentos de debates para elencar conteúdos, temas e atividades para fazer parte dos roteiros de estudos de História, estimulando a participação ativa e significativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem; discutir a fundamentação teórica da proposta dos roteiros de aprendizagem e da construção coletiva de práticas de ensino da escola; montar uma sala virtual como instrumento para potencializar roteiros de estudos; elaborar um e-book com sugestões para construção de roteiros de estudos a partir de pressupostos da perspectiva freireana. Este e-book é o produto educacional criado com o intuito de compartilhar como pode ser um processo de construção coletiva de roteiros de estudos com pressupostos freireanos. Para tal desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica, que estimula reflexões sobre a prática pedagógica. Como uma pesquisa da linha de práticas educativas do mestrado em Ensino de Humanidades, esse foi um aspecto importante, pois no PPGEH buscamos desenvolver pesquisas aplicadas, que tenham relevância social e sejam propositivas na busca de novas práticas. Para compreensão dos conceitos-chave e interpretação dos dados foram estudadas as ideias desenvolvidas por Paulo Freire e outros autores que auxiliaram no entendimento das temáticas entrelaçadas na pesquisa. Com essa pesquisa foi possível fazer uma análise do modo como o professor e o grupo de estudantes que acompanhamos interagiram para que os roteiros de aprendizagem de História não sejam instrumentos de estudo impostos a eles mas sim construídos em conjunto, evidenciando a importância de práticas coletivas e que estimulam a autonomia e participação dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,38MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação dialógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação problematizadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia libertadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRoteiros de aprendizagempt_BR
Título: dc.titleIdeias Para Pensar Roteiros Freireanospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons