A COR DESSA ESCOLA SOU EU: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE BARRA DO POJUCA (2020-2021)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Danielle Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-11T12:58:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-11T12:58:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherA COR DESSA ESCOLA SOU EU: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE BARRA DO POJUCA (2020-2021)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701165-
Resumo: dc.description.abstractA Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, é uma importante conquista dos movimentos negros diante dos pilares da exclusão e do abandono, nos quais a educação da população negra brasileira foi estruturada. Porém, quase vinte anos após sua sanção, ela ainda encontra obstáculos para ser efetivamente implementada na educação brasileira. Diante deste quadro, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como, coletivamente, os professores de História do Colégio Estadual de Barra do Pojuca (CEBP) desenvolvem, articulam e inserem diretrizes da Lei 10.639/03 em suas práticas pedagógicas. O CEBP tem, majoritariamente, estudantes e funcionários negros e pardos e, portanto, deve enxergar tal negritude em seu cotidiano pedagógico. Baseado nesta necessidade, este trabalho, utilizando como metodologia a pesquisa-ação e a história oral, estruturou-se a partir de rodas de conversas com professores envolvidos na pesquisa em que debateram sobre a criação e implementação da Lei 10.639/03 e questões étnico-raciais articuladas na formação continuada, na docência, no livro didático, no currículo de História e no Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio, para então desenvolver sequências didáticas antirracistas que possam ajudar estudantes negras, negros e não negros a desenvolverem positivamente suas identidades étnico-raciais, assim como contribuir no combate ao racismo dentro e fora da Unidade Escolar. As dimensões propositivas produzidas foram três sequências didáticas antirracistas; rodas de conversas mensais para debater questões étnico-raciais a fim de construir coletivamente outras sequências didáticas antirracistas; e propostas de diretrizes fundamentadas na Lei 10.639/03, para serem inseridas no PPP do CEBP. As sequências didáticas antirracistas foram depositadas no computador do CEBP, destinado aos professores do colégio, assim como estão disponíveis nas redes sociais do colégio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação antirracista; Relações étnicos-raciais.pt_BR
Título: dc.titleA COR DESSA ESCOLA SOU EU: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE BARRA DO POJUCA (2020-2021)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons