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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Danielle Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-11T12:58:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-11T12:58:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | A COR DESSA ESCOLA SOU EU: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE BARRA DO POJUCA (2020-2021) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701165 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, é uma importante conquista dos movimentos negros diante dos pilares da exclusão e do abandono, nos quais a educação da população negra brasileira foi estruturada. Porém, quase vinte anos após sua sanção, ela ainda encontra obstáculos para ser efetivamente implementada na educação brasileira. Diante deste quadro, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como, coletivamente, os professores de História do Colégio Estadual de Barra do Pojuca (CEBP) desenvolvem, articulam e inserem diretrizes da Lei 10.639/03 em suas práticas pedagógicas. O CEBP tem, majoritariamente, estudantes e funcionários negros e pardos e, portanto, deve enxergar tal negritude em seu cotidiano pedagógico. Baseado nesta necessidade, este trabalho, utilizando como metodologia a pesquisa-ação e a história oral, estruturou-se a partir de rodas de conversas com professores envolvidos na pesquisa em que debateram sobre a criação e implementação da Lei 10.639/03 e questões étnico-raciais articuladas na formação continuada, na docência, no livro didático, no currículo de História e no Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio, para então desenvolver sequências didáticas antirracistas que possam ajudar estudantes negras, negros e não negros a desenvolverem positivamente suas identidades étnico-raciais, assim como contribuir no combate ao racismo dentro e fora da Unidade Escolar. As dimensões propositivas produzidas foram três sequências didáticas antirracistas; rodas de conversas mensais para debater questões étnico-raciais a fim de construir coletivamente outras sequências didáticas antirracistas; e propostas de diretrizes fundamentadas na Lei 10.639/03, para serem inseridas no PPP do CEBP. As sequências didáticas antirracistas foram depositadas no computador do CEBP, destinado aos professores do colégio, assim como estão disponíveis nas redes sociais do colégio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação antirracista; Relações étnicos-raciais. | pt_BR |
Título: dc.title | A COR DESSA ESCOLA SOU EU: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE BARRA DO POJUCA (2020-2021) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DANIELLE SOUZA SANTOS - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701165/2/DANIELLE SOUZA SANTOS - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
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