Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Bruno Garcia dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-11T00:19:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-11T00:19:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701162 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho, intitulado Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental, tem como proposta o uso da abordagem local para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Busca-se, a partir da problematização do currículo oficial vigente no Brasil, a BNCC, valorizar a história local como um caminho possível para ensinar História, a partir da mobilização de elementos locais que configuram o dia a dia dos alunos. Além disso, a história local possui elementos capazes de transformar as aulas de História mais aprazíveis, pois propõe ações que se afastam da "educação bancária", em que os alunos estão configurados a receberem apenas as informações que devem ser acumuladas para fins avaliativos. Considerando esses fatores, a presente pesquisa procura desenvolver uma reflexão que compreende os alunos como sujeitos históricos, a partir do momento em que participam ativamente das propostas pedagógicas sugeridas e, em nosso caso, envolvem o próprio local em que vivem cotidianamente, seja estudando, residindo ou em momentos de lazer. Dessa maneira, os discentes tornam-se construtores de saberes e, junto com os seus professores, fazem o que reconhecemos como saber histórico escolar. Além disso, a história local oferece bases para reflexões acerca da construção identitária dos discentes e subsídios para o desenvolvimento da educação patrimonial. Além de toda a discussão teórica, essa pesquisa traz como proposição didático-pedagógica um livreto voltado para os professores de História denominado As possibilidades de se contar a história do Jardim 25 de Agosto – um guia local, dividido em sete atividades didáticas, tornando-se uma sugestão de trabalho em que a história local é vista como um viés potente para ensinar História a partir da mobilização dos fatores que integram a localidade em que seus alunos estão inseridos. Nesse caso, tais atividades presentes no guia baseiam-se na comunidade escolar que integra o Colégio Estadual Professor José de Souza Herdy, localizado no bairro Jardim 25 de Agosto, pertencente ao 1° Distrito da cidade de Duque de Caxias. Entretanto, seu uso pode ser feito por qualquer iniciativa pedagógica que utlize a história local como forma de conhecimento capaz de colaborar com o ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.455 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BRUNO GARCIA DOS SANTOS - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 5.45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701162/2/BRUNO GARCIA DOS SANTOS - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons