Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Bruno Garcia dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-11T00:19:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-11T00:19:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherOlhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701162-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho, intitulado Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental, tem como proposta o uso da abordagem local para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Busca-se, a partir da problematização do currículo oficial vigente no Brasil, a BNCC, valorizar a história local como um caminho possível para ensinar História, a partir da mobilização de elementos locais que configuram o dia a dia dos alunos. Além disso, a história local possui elementos capazes de transformar as aulas de História mais aprazíveis, pois propõe ações que se afastam da "educação bancária", em que os alunos estão configurados a receberem apenas as informações que devem ser acumuladas para fins avaliativos. Considerando esses fatores, a presente pesquisa procura desenvolver uma reflexão que compreende os alunos como sujeitos históricos, a partir do momento em que participam ativamente das propostas pedagógicas sugeridas e, em nosso caso, envolvem o próprio local em que vivem cotidianamente, seja estudando, residindo ou em momentos de lazer. Dessa maneira, os discentes tornam-se construtores de saberes e, junto com os seus professores, fazem o que reconhecemos como saber histórico escolar. Além disso, a história local oferece bases para reflexões acerca da construção identitária dos discentes e subsídios para o desenvolvimento da educação patrimonial. Além de toda a discussão teórica, essa pesquisa traz como proposição didático-pedagógica um livreto voltado para os professores de História denominado As possibilidades de se contar a história do Jardim 25 de Agosto – um guia local, dividido em sete atividades didáticas, tornando-se uma sugestão de trabalho em que a história local é vista como um viés potente para ensinar História a partir da mobilização dos fatores que integram a localidade em que seus alunos estão inseridos. Nesse caso, tais atividades presentes no guia baseiam-se na comunidade escolar que integra o Colégio Estadual Professor José de Souza Herdy, localizado no bairro Jardim 25 de Agosto, pertencente ao 1° Distrito da cidade de Duque de Caxias. Entretanto, seu uso pode ser feito por qualquer iniciativa pedagógica que utlize a história local como forma de conhecimento capaz de colaborar com o ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.455 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória e identidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleOlhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons