
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, Leandro Casali de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-11T00:10:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-11T00:10:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Sala de aula invertida e o ensino de história: um diálogo à luz da História Pública | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701161 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como foco principal promover uma reflexão sobre o método da sala de aula invertida e o aprendizado de história, de modo a analisar as suas contribuições para a construção de um caminho investigativo potente para o ensino de história escolar. Para isso, foram utilizadas, de forma crítica, as reflexões e debates promovidos pela História Pública, estabelecendo assim conexões com a sala de aula invertida. Como essa dissertação faz parte de um mestrado profissional, foi desenvolvido um artefato cultural didático a partir de uma experiência prática com essa metodologia ativa. Tal processo se deu junto aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada, localizada na cidade do Rio de Janeiro, tendo como público alvo alunos de classe média alta. Tendo como tema histórico a Era Vargas, foram realizadas diferentes atividades dentro e fora do espaço escolar, sendo as mesmas registradas e detalhadas ao longo dessa dissertação. A experiência em si junto a atuação dos alunos foi analisada a partir da construção das suas narrativas produzidas em meio às atividades autorais elaboradas, nas quais foram utilizadas diferentes fontes históricas. Tudo isso possibilitado pelo uso das tecnologias digitais. Dessa maneira, a pesquisa demonstrou que a utilização crítica dessas ferramentas, aliada a atuação do professor-historiador enquanto um mediador da aprendizagem, por meio da sala de aula invertida, pode estimular uma maior participação dos estudantes, assim como ampliar seu interesse e entendimento da História enquanto uma ciência. Com efeito, os alunos são instigados a desenvolverem suas competências narrativas, de forma a dar complexidade ao conhecimento histórico através do pensamento crítico, promovendo assim um aprofundamento das suas ideias históricas | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.842 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História pública | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
| Título: dc.title | Sala de aula invertida e o ensino de história: um diálogo à luz da História Pública | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| LEANDRO CASALI DE OLIVEIRA MEDEIROS - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701161/2/LEANDRO CASALI DE OLIVEIRA MEDEIROS - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons