A invisibilidade das mulheres negras nos livros didáticos de História: desafios para uma pedagogia decolonial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Ana Carolina da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-10T23:18:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-10T23:18:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherA invisibilidade das mulheres negras nos livros didáticos de História: desafios para uma pedagogia decolonialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701160-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa visa comprovar e cartografar a invisibilidade das mulheres negras nos livros didáticos de História através da análise quali-quanti (qualitativaquantitativa) dos livros didáticos da coleção Oficina de História dos autores Flávio de Campos, Julio Pimentel e Regina Claro. Esta é destinada às três séries do Ensino Médio e foi e ainda é adotada na rede educacional estadual do Rio de Janeiro de 2018 a 2021. A pesquisa teve como referencial teórico o Pensamento Decolonial para, a partir dessa epistemologia, discutir como e porque as mulheres negras são invisibilizadas e silenciadas nos materiais didáticos. Comprovamos que mesmo após 18 anos da promulgação da Lei 10.639/03 - que torna obrigatório o estudo de História da África e cultura afro-brasileira -, a história das mulheres negras ainda é silenciada em detrimento, principalmente, da história das mulheres brancas, mas também, das narrativas dos homens negros, contribuindo não só para a desigualdade racial, como para a desigualdade de gênero. Como proposta para contribuir com uma educação antirracista, plural, decolonial e intercultural crítica produzimos um Caderno Pedagógico - que tem o objetivo de auxiliar os professores a mostrarem o protagonismo das mulheres negras, na maioria silenciadas nas obras didáticas, na História narrada na sala de aula e na sociedade em geral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.752 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulheres Negraspt_BR
Título: dc.titleA invisibilidade das mulheres negras nos livros didáticos de História: desafios para uma pedagogia decolonialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons