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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Ana Carolina da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-10T23:18:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-10T23:18:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A invisibilidade das mulheres negras nos livros didáticos de História: desafios para uma pedagogia decolonial | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701160 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa visa comprovar e cartografar a invisibilidade das mulheres negras nos livros didáticos de História através da análise quali-quanti (qualitativaquantitativa) dos livros didáticos da coleção Oficina de História dos autores Flávio de Campos, Julio Pimentel e Regina Claro. Esta é destinada às três séries do Ensino Médio e foi e ainda é adotada na rede educacional estadual do Rio de Janeiro de 2018 a 2021. A pesquisa teve como referencial teórico o Pensamento Decolonial para, a partir dessa epistemologia, discutir como e porque as mulheres negras são invisibilizadas e silenciadas nos materiais didáticos. Comprovamos que mesmo após 18 anos da promulgação da Lei 10.639/03 - que torna obrigatório o estudo de História da África e cultura afro-brasileira -, a história das mulheres negras ainda é silenciada em detrimento, principalmente, da história das mulheres brancas, mas também, das narrativas dos homens negros, contribuindo não só para a desigualdade racial, como para a desigualdade de gênero. Como proposta para contribuir com uma educação antirracista, plural, decolonial e intercultural crítica produzimos um Caderno Pedagógico - que tem o objetivo de auxiliar os professores a mostrarem o protagonismo das mulheres negras, na maioria silenciadas nas obras didáticas, na História narrada na sala de aula e na sociedade em geral. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5.752 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidades | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres Negras | pt_BR |
| Título: dc.title | A invisibilidade das mulheres negras nos livros didáticos de História: desafios para uma pedagogia decolonial | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ANA CAROLINA DA SILVA ANDRADE - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 5,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701160/2/ANA CAROLINA DA SILVA ANDRADE - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
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