ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Diéli de-
Autor(es): dc.contributor.authorBLANCO, Marília Bazan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-08T14:40:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-08T14:40:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-08-
identificador: dc.identifier.otherDiéli de Campos_ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701136-
Resumo: dc.description.abstractA história da Matemática se inicia antes da criação dos números (BASTOS, 2006) quando o homem primitivo utilizava situações matemáticas para facilitar seu cotidiano. Com o passar do tempo, os objetos utilizados para mensurar as quantidades foram sendo substituídos por algoritmos e passou-se a utilizar os cálculos de adição e subtração (BOYER, 2012). Essa Produção Técnico Tecnológica foi, portanto, elaborada a partir da pesquisa de dissertação de mestrado levando em consideração a Cognição Numérica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que orienta as ações pedagógicas no Brasil. Nela, foram desenvolvidas atividades referentes aos cálculos de adição e subtração utilizando materiais manipuláveis que serão implementadas e analisadas no curso de capacitação para professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais na cidade de Cornélio Procópio, no Paraná. Bernardi e Stobäus (2011) consideram que um dos maiores desafios da escola é lidar com as dificuldades de aprendizagem e, normalmente, crianças e professores acabam perdendo a motivação para aprender e ensinar, pois há poucas expectativas no avanço da aprendizagem das crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagens e ambos se sentem incompetentes para desenvolver uma mediação significativa. O objetivo geral desta Produção Técnico Tecnológica é apresentar propostas de atividades para o ensino de adição e subtração para alunos com dificuldades de aprendizagem na Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que os professores conheceçam as habilidades básicas necessárias para o domínio do cálculo e aritmética e, consequentemente, utilizem o Manual Ilustrado e o conhecimento adquirido na capacitação para melhorar o desempenho de seus alunos que possuem dificuldades na operacionalização do cálculo de adição e subtração.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,17 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdição e Subtraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CÁLCULOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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