Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Diéli de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BLANCO, Marília Bazan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-08T14:40:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-08T14:40:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Diéli de Campos_ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701136 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A história da Matemática se inicia antes da criação dos números (BASTOS, 2006) quando o homem primitivo utilizava situações matemáticas para facilitar seu cotidiano. Com o passar do tempo, os objetos utilizados para mensurar as quantidades foram sendo substituídos por algoritmos e passou-se a utilizar os cálculos de adição e subtração (BOYER, 2012). Essa Produção Técnico Tecnológica foi, portanto, elaborada a partir da pesquisa de dissertação de mestrado levando em consideração a Cognição Numérica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que orienta as ações pedagógicas no Brasil. Nela, foram desenvolvidas atividades referentes aos cálculos de adição e subtração utilizando materiais manipuláveis que serão implementadas e analisadas no curso de capacitação para professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais na cidade de Cornélio Procópio, no Paraná. Bernardi e Stobäus (2011) consideram que um dos maiores desafios da escola é lidar com as dificuldades de aprendizagem e, normalmente, crianças e professores acabam perdendo a motivação para aprender e ensinar, pois há poucas expectativas no avanço da aprendizagem das crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagens e ambos se sentem incompetentes para desenvolver uma mediação significativa. O objetivo geral desta Produção Técnico Tecnológica é apresentar propostas de atividades para o ensino de adição e subtração para alunos com dificuldades de aprendizagem na Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que os professores conheceçam as habilidades básicas necessárias para o domínio do cálculo e aritmética e, consequentemente, utilizem o Manual Ilustrado e o conhecimento adquirido na capacitação para melhorar o desempenho de seus alunos que possuem dificuldades na operacionalização do cálculo de adição e subtração. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,17 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adição e Subtração | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons