MANUAL DE ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DIFICULDADES E TRANSTORNO DE LEITURA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio-
Autor(es): dc.contributor.authorARAUJO, Lorena Carnelossi-
Autor(es): dc.contributor.authorBLANCO, Marília Bazan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-08T14:56:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-08T14:56:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-08-
identificador: dc.identifier.otherLorena Carnelossi Araujo_MANUAL DE ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DIFICULDADES E TRANSTORNO DE LEITURA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701120-
Resumo: dc.description.abstractOs programas de Mestrado Profissional na área de Ensino, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, relacionam a dissertação com uma produção técnica/tecnológica (BRASIL, 2020). Desta forma, os pesquisadores desenvolvem um material didático que posteriormente será disponibilizado para a utilização da sociedade. A produção elaborada nesta pesquisa é um Manual Didático. As propostas de atividades interventivas apresentadas neste manual didático foram direcionadas às crianças com dificuldades acentuadas na leitura. No Manual foram apresentadas práticas lúdicas e dinâmicas para serem aplicadas em sala, individualmente ou em grupo, elaboradas de acordo com métodos de ensino de base fônica e multissensorial, visando favorecer o desenvolvimento das habilidades de leitura. O Manual Didático foi confeccionado a partir de pesquisas referentes às dificuldades e ou/ transtorno de leitura (dislexia), na perspectiva da Psicologia e Neurociência Cognitiva. As atividades foram elaboradas e adaptadas seguindo um nível de complexidade correspondente a faixa etária dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que passaram pelo processo inicial de alfabetização, mas apresentam dificuldades acentuadas de leitura. A literatura sustenta que a aprendizagem formal da leitura advém das associações que as crianças fazem antes mesmo da entrada na escola, aliadas à consciência fonológica (OLIVEIRA, 2008; SEABRA; CAPOVILLA, 2010). Deste modo, o ensino sistemático das regras gramaticais das normas culta da língua decorre de sistematizações práticas que antecedem a alfabetização (SOARES, 2017). O Manual segue uma sequência de atividades embasadas na proposta de Lemle (2009), a qual mantém uma relação de aprendizagem por intermédio da associação letra-som, começando pelas vogais, letras com correspondências biunívocas (p, b, f, v, d, t) e as demais letras do alfabeto. Fundamentou-se também nos métodos fônico e multissensorial. O método fônico (OLIVEIRA, 2008; OLIVEIRA, SILVA, FUKUDA, CAPELLINI, 2011; SOARES, 2017) consiste no ensino das relações entre os fonemas e grafemas (letra-som), objetiva o desenvolvimento da consciência fonológica por meio de atividades práticas e lúdicas. A orientação multissensorial foca nos sons das letras com utilização de recursos variados, enfatiza a forma fonológica das palavras por meio das vias sensoriais, audição (som das letras), visão (tamanhos, cores e formas), cinestesia (indicações de direcionamento), o tato (sensações, texturas) e articulemas (pronúncia das letras) (JARDINI; GOMES, 2011; SEABRA; CAPOVILLA, 2010). Ambos os métodos buscam direcionar e reabilitar as crianças com dificuldades de leitura. As propostas de ensino foram apresentadas para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o propósito de validar as possibilidades de intervenção em suas práticas, a partir das atividades modelo que compõem este Manual.-
Tamanho: dc.format.extent26,3 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldades de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectDislexia. Alfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Título: dc.titleMANUAL DE ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DIFICULDADES E TRANSTORNO DE LEITURA-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestrado-
Aparece nas coleções:Ensino