Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, Lorena Carnelossi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BLANCO, Marília Bazan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-08T14:56:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-08T14:56:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Lorena Carnelossi Araujo_MANUAL DE ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DIFICULDADES E TRANSTORNO DE LEITURA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701120 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os programas de Mestrado Profissional na área de Ensino, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, relacionam a dissertação com uma produção técnica/tecnológica (BRASIL, 2020). Desta forma, os pesquisadores desenvolvem um material didático que posteriormente será disponibilizado para a utilização da sociedade. A produção elaborada nesta pesquisa é um Manual Didático. As propostas de atividades interventivas apresentadas neste manual didático foram direcionadas às crianças com dificuldades acentuadas na leitura. No Manual foram apresentadas práticas lúdicas e dinâmicas para serem aplicadas em sala, individualmente ou em grupo, elaboradas de acordo com métodos de ensino de base fônica e multissensorial, visando favorecer o desenvolvimento das habilidades de leitura. O Manual Didático foi confeccionado a partir de pesquisas referentes às dificuldades e ou/ transtorno de leitura (dislexia), na perspectiva da Psicologia e Neurociência Cognitiva. As atividades foram elaboradas e adaptadas seguindo um nível de complexidade correspondente a faixa etária dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que passaram pelo processo inicial de alfabetização, mas apresentam dificuldades acentuadas de leitura. A literatura sustenta que a aprendizagem formal da leitura advém das associações que as crianças fazem antes mesmo da entrada na escola, aliadas à consciência fonológica (OLIVEIRA, 2008; SEABRA; CAPOVILLA, 2010). Deste modo, o ensino sistemático das regras gramaticais das normas culta da língua decorre de sistematizações práticas que antecedem a alfabetização (SOARES, 2017). O Manual segue uma sequência de atividades embasadas na proposta de Lemle (2009), a qual mantém uma relação de aprendizagem por intermédio da associação letra-som, começando pelas vogais, letras com correspondências biunívocas (p, b, f, v, d, t) e as demais letras do alfabeto. Fundamentou-se também nos métodos fônico e multissensorial. O método fônico (OLIVEIRA, 2008; OLIVEIRA, SILVA, FUKUDA, CAPELLINI, 2011; SOARES, 2017) consiste no ensino das relações entre os fonemas e grafemas (letra-som), objetiva o desenvolvimento da consciência fonológica por meio de atividades práticas e lúdicas. A orientação multissensorial foca nos sons das letras com utilização de recursos variados, enfatiza a forma fonológica das palavras por meio das vias sensoriais, audição (som das letras), visão (tamanhos, cores e formas), cinestesia (indicações de direcionamento), o tato (sensações, texturas) e articulemas (pronúncia das letras) (JARDINI; GOMES, 2011; SEABRA; CAPOVILLA, 2010). Ambos os métodos buscam direcionar e reabilitar as crianças com dificuldades de leitura. As propostas de ensino foram apresentadas para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o propósito de validar as possibilidades de intervenção em suas práticas, a partir das atividades modelo que compõem este Manual. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 26,3 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dislexia. Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Título: dc.title | MANUAL DE ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DIFICULDADES E TRANSTORNO DE LEITURA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Lorena Carnelossi Araujo_Produto educacional.pdf | 27,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701120/2/Lorena Carnelossi Araujo_Produto educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: