AVALIAÇÃO EM FASES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCONCEIÇÃO NETO, Breno da-
Autor(es): dc.contributor.authorLUCCAS, Simone-
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-08T14:22:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-08T14:22:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-08-
identificador: dc.identifier.otherBreno da Conceição Neto_AVALIAÇÃO EM FASES NO ENSINO DE GEOGRAFIA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701117-
Resumo: dc.description.abstractAo se tratar de avaliação, é valido compreender que este processo é indissociável dos processos de ensino e de aprendizagem,valendo-se da ideia de que tal ação destina-se à aquisição de conhecimentos e orientação para acançá-los, e não meramente para atribuição de notas ou cumprimentos de regras burocráticas no âmbito escolar. Deste modo, compreende-se a avaliação como um elemento destinado a analisar o desenvolvimento da aprendizem do educando, visando à mediação e à regulação da sua aprendizem para que este consiga alcançar o objetivo do conteúdo. Do mesmo modo, a avaliação auxilia o professor no que tange à sua prática, orientando-o a refletir, pesquisar e melhorar sua prática pedagógica. Para que haja essa ação de reflexão, é importante discurtir a temática avaliativa, analisando seus impasses na sala de aula, a fim de se pensar em novas maneiras de avaliar no âmbito da avaliação formativa. Diante disso, nota-se a carência de estudos a respeito do tema em discussão na área da Geografia; portanto, este curso foi organizado a partir da compreensão das contribuições da Avaliação em Fases no ato educativo, tanto no que tange à prática docente como também no processo de aprendizagem dos alunos, considerando que esta avaliação possui caráter formativo. Neste contexto, o Produto Educacional apresenta como objetivo ofertar um curso de formação continuadapara professores de Geografia da Educação Básica, para apresentar novas concepções sobre avaliação escolar, como também propor a avaliação em fases como um recurso avalitivo para suas aulas, com intuitode cooperar com a prática didática do professor. O curso foi planejado para ocorrer em cinco encontros,com duração de 3 horas cadae com parte da carga horária sendo cumprida de modo presencial e parte à distância, correspondente a leituras, totalizando 40 horas. Também foi prevista a oferta de 15 vagas. No entanto, em função do momento pandêmico por conta da COVID-19, não houve aplicação, mas ocorreu a implementação de forma indireta a partir da análise de um questionário respondido por sete professores de Geografia. Cabe ressaltar que todos receberam o Termo de Conscentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ( Apêndice A). As inscrições seriam realizadas via o Google Forms pelo link: https://forms.gle/snAdUTWvHHMQ7SSt7 (Apêndice - B). E posteriormente seria solicitado aos inscritos o acesso ao link https://forms.gle/ffNtbe7JTA2LKCGM6 para responder algumas questões (Apêndice - C).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent881 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docentept_BR
Título: dc.titleAVALIAÇÃO EM FASES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons