Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Priscilla | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Claudia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-08T14:00:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-08T14:00:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | V_4EXPERIÊNCIAS DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701116 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) começou a ser gestado em torno de 2007, ocasião na qual o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em História manifestou a preocupação em estreitar os laços com a Educação Básica. Nos anos seguintes, em interação com a Associação Nacional de História (ANPUH) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a proposta foi sendo aprofundada e em 2015 foi implementada a primeira turma, inicialmente no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, tendo se expandido rapidamente para outros Estados da Federação nos anos seguintes. Nesses anos iniciais de funcionamento, foi possível aferir a importância que o ProfHistória adquiriu no estreitamento do necessário diálogo entre Universidade e Educação Básica, bem como na criação de um espaço privilegiado para a reflexão em torno da prática docente no que tange ao ensino de História. Um avultado número de produções desenvolvidas pelos docentes-estudantes, permitiu um ganho qualitativo substantivo sobre as práticas realizadas nas salas de aula em todo o país, bem como permitiu a disseminação de experiências exitosas entre os participantes. Em 2019, o Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aderiu à rede do Mestrado Profissional em Ensino de História - o ProfHistória, e em 2020, ingressou a turma pioneira, cujas pesquisas estão em andamento e apresentam um amadurecimento significativo ao longo do processo. Em seu segundo ano de funcionamento efetivo, o ProfHistória da UFPB apresenta a coletânea Experimentos e reflexões sobre práticas no ensino de História, cujos quatro volumes são os seguintes: Ensino de História, Tecnologias e Metodologias Ativas: novas experiências e saberes escolares, Saberes históricos, Patrimônio e Espaços de Memória, Linguagens e Narrativas Históricas na sala de aula e Experiências docentes e a construção do saber histórico. O volume Experiências docentes e a construção do saber histórico se dedica às reflexões proveniente de experiências no ensino de História, seja na escola ou na universidade. Essas vivências docentes possibilitam entender a construção do conhecimento histórico na sala de aula, ou para espaços para além dela, através de diversas metodologias, que podem servir de modelos para os docentes ativos, bom como para os estudantes de licenciatura que estão no caminho da docência. O uso de jogos, do cinema, construção de sites, elaboração de aulas-oficinas, atividades integradas com museus e com o patrimônio e o uso de fontes escritas e audiovisuais são algumas temáticas abordados pelos autores. Fazem parte deste volume: HISTÓRIA LOCAL, ENSINO E PATRIMÔNIO: ALGUNS APONTAMENTOS E PROBLEMATIZAÇÕES, ‘A CIVILIZAÇÃO DO COURO’, COMO PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DO NORDESTE, REPRESENTADA POR “TRÊS MONARCAS”, ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E PATRIMÔNIO: OS “RUÍDOS” NA CIDADE DE DESTERRO-PB, HISTÓRIAS QUE OUVI CONTAR, MODESTO BROCOS (1825-1936) E A RECEPÇÃO DE SUA OBRA EM LIVROS DIDÁTICOS, OS JORNAIS E A SALA DE AULA: QUANDO O PROFESSOR FALA DE DOCUMENTOS, DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964-1985) E CENSURA ATRAVÉS DA MÚSICA: EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E DA INTELIGÊNCIA TERRITORIAL NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: PROPOSTAS DIDÁTICAS NO MUSEU COMUNITÁRIO VIVO OLHO DO TEMPO – PB, JOGOS E PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA, “MAIS UM TURNO”: CIVILIZATION E A NARRATIVA NEOLIBERAL SOBRE A (A-) HISTÓRIA, O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA: PROPOSTAS METODOLÓGICAS DO PROJETO VOCABULÁRIO POLÍTICO DA ANTIGUIDADE | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,21 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História - Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História - Brasil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Título: dc.title | Experiências Docentes e a Contrução do Saber Histórico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
V_4EXPERIÊNCIAS DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701116/2/V_4EXPERIÊNCIAS DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons