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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Maior Jr, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pessoa, Angelo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Salles, Andre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-08T13:35:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-08T13:35:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | V_2SABERES HISTÓRICOS, PATRIMÔNIO E ESPAÇOS DE MEMÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701101 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) começou a ser gestado em torno de 2007, ocasião na qual o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em História manifestou a preocupação em estreitar os laços com a educação Básica. Nos anos seguintes, em interação com a Associação Nacional de História (ANPUH) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a proposta foi sendo aprofundada e em 2014 foi implementada a primeira turma, inicialmente no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, tendo se expandido rapidamente para outros Estados da Federação nos anos seguintes. Nesses anos iniciais de funcionamento, foi possível aferir a importância que o ProfHistória adquiriu no estreitamento do necessário diálogo entre Universidade e Educação Básica, bem como na criação de um espaço privilegiado para a reflexão em torno da prática docente no que tange ao ensino de História. Um avultado número de produções desenvolvidas pelos docentes-estudantes, permitiu um ganho qualitativo substantivo sobre as práticas realizadas nas salas de aula em todo o país, bem como permitiu a disseminação de experiências exitosas entre os participantes. Entre 2018 e 2020, o Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aderiu à criação de um ProfHistória em seu âmbito, tendo se integrado à rede que compõe o mesmo nacionalmente. No ano de 2020 ingressou a turma pioneira, cujas pesquisas estão em andamento e apresentam um amadurecimento significativo ao longo do processo. Em seu segundo ano de funcionamento efetivo, o ProfHistória da UFPB apresenta a coletânea Experimentos e reflexões sobre práticas no ensino de História, cujos quatro volumes são os seguintes: Ensino de História, Tecnologias e Metodologia Ativas: novas experiências e saberes escolares, Linguagens e Narrativas Históricas na sala de aula, Saberes Históricos, patrimônio e espaços de memória e Experiências docentes e a construção do saber histórico. Fazem partes deste volume: UMA PROPOSTA DE AULA-OFICINA PARA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE (MT): O CASO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO SÃO JOÃO, OS SUBÚRBIOS E SEUS SABERES ENTRECRUZADOS: APLICAÇÕES ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA POPULAR E O PATRIMÔNIO IMATERIAL DA GRANDE MADUREIRA - RJ, NOS LABIRINTOS DA HISTÓRIA: A CATEDRAL DIOCESANA DE JACAREZINHO-PR E O DIALÓGO ENTRE CIDADE E PATRIMÔNIO NO ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL TOMBADO DE VIÇOSA (MG) E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL (1984-2010), A MEMÓRIA HISTÓRICA COMO EVIDÊNCIA: A RELAÇÃO ENTRE A CULTURA HISTÓRICA E A CULTURA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL MOBILIZADA NAS AULAS DE HISTÓRIA, AULA NO CEMITÉRIO: LUGAR DE MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA, ENTRE O ENSINO RELIGIOSO, A HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E A PLURALIDADE DESSE PATRIMÔNIO INTANGÍVEL: PROPONDO UMA DISCIPLINA ESCOLAR EM PERNAMBUCO, OS PROCESSOS DE PATRIMONIALIZAÇÃO DOS TEATROS BRASILEIROS: EXPLORANDO FONTES DE PESQUISA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: DAS MEMÓRIAS DE ESTRANHAMENTO AO ENCONTRO COM O LUGAR, O PROGRAMA EDUCATIVO CAIXAS DIDÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM MUSEUS NA DÉCADA DE 1990, O ESTUDO DO MEIO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA REGULAR. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,94 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História - Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Título: dc.title | Saberes Históricos, Patrimônio e Espaços de Memória | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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V_2SABERES HISTÓRICOS, PATRIMÔNIO E ESPAÇOS DE MEMÓRIA.pdf | 5.07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701101/2/V_2SABERES HISTÓRICOS, PATRIMÔNIO E ESPAÇOS DE MEMÓRIA.pdfDownload |
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