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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Priscilla | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Claudia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Szlachta Jr, Arnaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-08T13:20:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-08T13:20:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | V_1TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701100 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) começou a ser gestado em torno de 2007, ocasião na qual o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em História manifestou a reocupação em estreitar os laços com a Educação Básica. Nos anos seguintes, em interação com a Associação Nacional de História (ANPUH) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a proposta foi sendo aprofundada e em 2014 foi implementada a primeira turma, inicialmente no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, tendo se expandido rapidamente para outros Estados da Federação nos anos seguintes. Nesses anos iniciais de funcionamento, foi possível aferir a importância que o ProfHistória adquiriu no estreitamento do necessário diálogo entre Universidade e Educação Básica, bem como na criação de um espaço privilegiado para a reflexão em torno da prática docente no que tange ao ensino de História. Um avultado número de produções desenvolvidas pelos docentes-estudantes, permitiu um ganho qualitativo substantivo sobre as práticas realizadas nas salas de aula em todo o país, bem como permitiu a disseminação de experiências exitosas entre os participantes. Em 2019, o Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aderiu à rede do Mestrado Profissional em Ensino de História - o ProfHistória, e em 2020, ingressou a turma pioneira, cujas pesquisas estão em andamento e apresentam um amadurecimento significativo ao longo do processo. Em seu segundo ano de funcionamento efetivo, o ProfHistória da UFPB apresenta a coletânea Experimentos e reflexões sobre práticas no ensino de História, cujos quatro volumes são os seguintes: Ensino de História, Tecnologias e Metodologia Ativas: novas experiências e saberes escolares, Linguagens e Narrativas Históricas na sala de aula, Saberes Históricos, patrimônio e espaços de memória e Experiências docentes e a construção do saber histórico. O volume Ensino de História, Tecnologias e Metodologias Ativas: novas experiências e saberes escolares foi idealizado para reunir reflexões sobre o uso de tecnologias e de metodologias ativas no ensino de História, uma vez que, nos dias de hoje, os dispositivos eletrônicos estão cada vez mais presente na sala de aula. Consequentemente, os docentes além de utilizá-los nas suas práticas de ensino, também devem auxiliar seus discentes a se tornarem cidadãos críticos de seus direitos e deveres, e a saber usar a tecnologia de forma consciente e reflexiva. Assim, a História, enquanto disciplina escolar, além de promover o pensar historicamente, deve também trabalhar para este desenvolvimento crítico. Os docentes são, portanto, constantemente desafiados a pensar não apenas em qual ferramenta tecnológica utilizar nas suas aulas, em como integrá-la e principalmente no porquê. Fazem parte desse volume: ENTRE PAPEIS EMPOEIRADOS E MÍDIAS DIGITAIS OU DE COMO O APRENDIZADO HISTÓRICO COMPORTA MÚLTIPLAS DIMENSÕES; EDUCAÇÃO 4.0 E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: MÍDIAS DIGITAIS, ENSINO DE HISTÓRIA E METODOLOGIAS ATIVAS PARA O SÉCULO XXI; O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO EM PODCASTS: RELATO DE SALA DE AULA INVERTIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO OESTE BAIANO; DESAFIOS DE ENSINAR HISTÓRIA NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS: INVERTENDO AS AULAS COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM ATIVA; ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E FAKE NEWS: UMA EXPERIÊNCIA COM O APLICATIVO CÔMICA; O QUE PRODUZEM OS PROFESSORES DE HISTÓRIA QUANDO ESTÃO NO YOUTUBE?; ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIOS INVISÍVEIS E SILENCIADOS: UM GUIA PARA A PRODUÇÃO DE MAPAS DIGITAIS INTERATIVOS; CAMINHOS OPERÁRIOS VIRTUAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM TRAJETOS DE MEMÓRIA REALIZADOS À DISTÂNCIA; PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE DO PAULISTA - PE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGO DE TRILHA DIGITAL; TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; NARRATIVAS DO PASSADO CAMPINENSE NO ‘RETALHOS HISTÓRICOS DE CAMPINA GRANDE/PB’ (2009-2020) | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,19 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História - Ensino. Ensino de História e Tecnologia | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História, Tecnologias e Metodologias Ativas: Novas Experiências e Saberes Escolares | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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V_1TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS.pdf | 7,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701100/2/V_1TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS.pdfDownload |
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