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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Maia, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Márcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-08T13:49:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-08T13:49:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | V_3LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS NA SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701074 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) começou a ser gestado em torno de 2007, ocasião na qual o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em História manifestou a preocupação em estreitar os laços com a Educação Básica. Nos anos seguintes, em interação com a Associação Nacional de História (ANPUH) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a proposta foi sendo aprofundada e em 2014 implementada a primeira turma, inicialmente no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, tendo se expandido rapidamente para outros Estados da Federação nos anos seguintes. Nesses anos iniciais de funcionamento, foi possível aferir a importância que o ProfHistória adquiriu no estreitamento do necessário diálogo entre Universidade e Educação Básica, bem como na criação de um espaço privilegiado para a reflexão em torno da prática docente no que tange ao ensino de História. Um avultado número de produções desenvolvidas pelos docentes-estudantes, permitiu um ganho qualitativo substantivo sobre as práticas realizadas nas salas de aula em todo o país, bem como permitiu a disseminação de experiências exitosas entre os participantes. Entre 2018 e 2020, o Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aderiu à criação de um ProfHistória em seu âmbito, tendo se integrado à rede que compõe o mesmo nacionalmente. No ano de 2020 ingressou a turma pioneira, cujas pesquisas estão em andamento e apresentam um amadurecimento significativo ao longo do processo. Em seu segundo ano de funcionamento efetivo, o ProfHistória da UFPB apresenta a coletânea Experimentos e reflexões sobre práticas no ensino de História, cujos quatros volumes são os seguintes: Ensino de História, Tecnologias e Metodologias Ativas: novas experiências e saberes escolares, Linguagens e Narrativas Históricas em sala de aula, Saberes Históricos, patrimônio e espaços de memória e Experiências docentes e a construção do saber histórico. Linguagens e Narrativas Históricas na sala de aula foi uma ideia pautada nas demandas de materiais para a prática docente na área de história em tempos de mudança e é uma iniciativa do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal da Paraíba. A força dos últimos acontecimentos como a pandemia e os revisionismos não científicos circulantes na História Pública, bem como a mídia que há tempos vem incidindo significativamente em nossas experiências/vivências, nos fazem avaliar sobre formas mais satisfatórias e fundamentadas para ensinar e aprender história. Mais do que recursos didáticos, as chamadas linguagens como a escrita, o audiovisual, a sonora e as artes visuais nos remetem à matriz da construção do conhecimento histórico, qual seja, o emprego escolar da metodologia da ciência histórica que abarca o uso das fontes ou evidências históricas. Contudo, as linguagens (ou fontes históricas) garantem um ensino de história necessário para as urgências sociais da atualidade quando desenvolvem a habilidade discente para problematizar a si mesmo como sujeito histórico, contextualizar empaticamente o Outro e o mundo em transformação, produzindo assim o empoderamento pessoal que permite compartilhar coletivamente determinado projeto de sociedade. Fazem parte deste volume: LA REPRESENTACIÓN DEL PARAGUAY DEL PERÍODO DENOMINADO LA TRASICIÓN A LA DEMOCRACIA EM LOS TEXTOS ESCOLARES DE HISTORIA UTILIZADOS EM LA ATUALIDADE, ONDE ESTÃO AS MULHERES NEGRAS? ESPELHAMENTOS E REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE História, INFLUENCIADORES DIGITAIS, BASE COMUM CURRICULAR E OS IMPACTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO NAZISMO ALEMÃO: NARRATIVAS EM DISPUTAS, MULHERES BRASILEIRAS NA LITERATURA DE CORDEL: APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA, LINGUAGENS E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA, TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE HOMENS E CARANGUEJOS EM UMA LEITURA CONTRA-HEGEMÔNICA SOBRE O RECIFE, ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS SENSÍVEIS: A HOMOSSEXUALIDADE ABORDADA NAS HISTÓRIAS EM QUAQRINHOS (HQs), CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: A EXPERIÊNCIA COM OS JOGOS SOBRE O POVO LAKLÃNÕ-XOKLENG, A DECOBERTA QUE O EU FAZ DO OUTRO: PROPOSTAS PARA O USO DO CINEMA NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA A PARTIR DE A CHEGADA (2016), DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS SOBRE O BRASIL NO CINEMA NACIONAL: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIAS DE JOVENS E FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA (2018-2020), AÇÕES DE ENSINO DE HISTÓRIA EM MUSEU DE CIÊNCIA – ESPAÇO CIÊNCIA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,36 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História - Prática docente | pt_BR |
Título: dc.title | Linguagens e Narrativas Históricas na Sala de Aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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V_3LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS NA SALA DE AULA.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701074/2/V_3LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS NA SALA DE AULA.pdfDownload |
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