Nos Caminhos da Lei 10.639/2003 e da Literatura Infantojuvenil Afro-Brasileira

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Giovanna de Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorCaprini, Aldieris Braz Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T19:30:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T19:30:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
identificador: dc.identifier.otherNos Caminhos da Lei 10.639/2003 e da Literatura Infantojuvenil Afro-Brasileirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701038-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Vitória. Ele problematiza questões relacionadas à literatura infantojuvenil e à construção de identidade étnico-racial do (a) estudante negro. Diante disso, objetivamos com esse trabalho possibilitar a reflexão sobre as relações étnico-raciais na educação formal, por meio de temas como literatura afro-brasileira, tendo em vista a necessidade de combate a racismos e preconceitos presentes no cotidiano escolar e a ressignificação das práticas docentes. Esse objetivo partiu de reflexões que levaram a pesquisadora a pensar o papel do professor no processo de um ensino que não seja discriminatório. Para tanto, pautamo-nos na dialogicidade, reflexividade, colaboração e coprodução de conhecimentos, pressupostos abarcados pela metodologia da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). Como suporte teórico, recorremos prioritariamente a fontes de estudo de Kabengele Munanga, que discute a identidade negra no Brasil; Paulo Freire para compreendermos a importância do diálogo e reflexão sobre as práticas educativas; Eliane Cavalleiro, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva com a temática da diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira e Ligia Cademartori e Regina Zilberman que tratam da literatura. Portanto, buscamos compreender, através das narrativas dos cursistas, quais possíveis transformações se deram em sua prática pedagógica a partir do desenvolvimento do curso de formação com foco na educação para as relações étnico-raciais. Por se tratar de um mestrado profissional, além da realização da formação, resulta deste processo investigativo um produto educativo em formato de ebook, constituindo um material textual que visa a inspirar práticas educativas destinadas aos profissionais da educação. Como resultado, foi possível constatar que os professores, por meio de discussões e análises de obras de literatura infantojuvenil, problematizaram suas práticas docentes e desenvolveram um olhar mais crítico e atualizado no que tange à atuação docente comprometida com a educação para as relações étnico-raciais, bem como buscaram identificar, analisar e propor possíveis soluções para o enfrentamento ao racismo, preconceito e discriminação no âmbito escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,31MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para relações étnico-raciaispt_BR
Título: dc.titleNos Caminhos da Lei 10.639/2003 e da Literatura Infantojuvenil Afro-Brasileirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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