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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Giovanna de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caprini, Aldieris Braz Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-06T19:30:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-06T19:30:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Nos Caminhos da Lei 10.639/2003 e da Literatura Infantojuvenil Afro-Brasileira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701038 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Vitória. Ele problematiza questões relacionadas à literatura infantojuvenil e à construção de identidade étnico-racial do (a) estudante negro. Diante disso, objetivamos com esse trabalho possibilitar a reflexão sobre as relações étnico-raciais na educação formal, por meio de temas como literatura afro-brasileira, tendo em vista a necessidade de combate a racismos e preconceitos presentes no cotidiano escolar e a ressignificação das práticas docentes. Esse objetivo partiu de reflexões que levaram a pesquisadora a pensar o papel do professor no processo de um ensino que não seja discriminatório. Para tanto, pautamo-nos na dialogicidade, reflexividade, colaboração e coprodução de conhecimentos, pressupostos abarcados pela metodologia da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). Como suporte teórico, recorremos prioritariamente a fontes de estudo de Kabengele Munanga, que discute a identidade negra no Brasil; Paulo Freire para compreendermos a importância do diálogo e reflexão sobre as práticas educativas; Eliane Cavalleiro, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva com a temática da diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira e Ligia Cademartori e Regina Zilberman que tratam da literatura. Portanto, buscamos compreender, através das narrativas dos cursistas, quais possíveis transformações se deram em sua prática pedagógica a partir do desenvolvimento do curso de formação com foco na educação para as relações étnico-raciais. Por se tratar de um mestrado profissional, além da realização da formação, resulta deste processo investigativo um produto educativo em formato de ebook, constituindo um material textual que visa a inspirar práticas educativas destinadas aos profissionais da educação. Como resultado, foi possível constatar que os professores, por meio de discussões e análises de obras de literatura infantojuvenil, problematizaram suas práticas docentes e desenvolveram um olhar mais crítico e atualizado no que tange à atuação docente comprometida com a educação para as relações étnico-raciais, bem como buscaram identificar, analisar e propor possíveis soluções para o enfrentamento ao racismo, preconceito e discriminação no âmbito escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,31MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para relações étnico-raciais | pt_BR |
Título: dc.title | Nos Caminhos da Lei 10.639/2003 e da Literatura Infantojuvenil Afro-Brasileira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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