Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Ariane Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Leonardo Bis dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-06T19:22:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-06T19:22:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Relatório de Projeto De Extensão: Educação, Cidadania, e Emancipação Humana: Escola e Comunidade Unidas Para Construir Tecnologias Sociais Que Gerem o Empoderamento Popular | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701037 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa se insere na linha de investigação de “Práticas Educativas” do Curso de Mestrado Profissional ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória-ES e se propõe a investigar a memoração e a construção de narrativa histórica do bairro Jesus de Nazareth. Este tema foi desenhado ao longo da ação do projeto de extensão “Educação, Cidadania e Emancipação Humana: escola e comunidade unidas para construir tecnologias sociais que gerem o empoderamento popular”, desenvolvido pelo instituto em parceria com a comunidade local, que tem como premissa estimular a emancipação social segundo Boaventura de Sousa Santos. Entendemos que a construção de narrativas e construção das memórias se faz necessário, pois, a partir de então, propõe uma educação patrimonial em que se discute sua própria construção cultural; e que, portanto, se insere num percurso emancipatório. Por fim, esperamos que esta pesquisa contribua com discussões voltadas à construção de uma representação social da comunidade por si mesma, contrapondo a estigmatização da imagem social das periferias urbanas que reproduz a exclusão social em diversos níveis. Nossa hipótese é que seja um processo emancipatório, que poderá ser confrontada ao longo da pesquisa com avaliações previstas dentro dos procedimentos metodológicos. A pesquisa extensiva de acompanhamento e desenvolvimento de ações no bairro durante dois anos é apresentado enquanto produto educativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 32,0MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Memória Coletiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociomuseologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação Social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Relatório de Projeto De Extensão: Educação, Cidadania, e Emancipação Humana: Escola e Comunidade Unidas Para Construir Tecnologias Sociais Que Gerem o Empoderamento Popular | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
e-book produto educativo (10) 1.pdf | 32,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701037/2/e-book produto educativo (10) 1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons