Relatório de Projeto De Extensão: Educação, Cidadania, e Emancipação Humana: Escola e Comunidade Unidas Para Construir Tecnologias Sociais Que Gerem o Empoderamento Popular

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Ariane Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Leonardo Bis dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T19:22:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T19:22:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
identificador: dc.identifier.otherRelatório de Projeto De Extensão: Educação, Cidadania, e Emancipação Humana: Escola e Comunidade Unidas Para Construir Tecnologias Sociais Que Gerem o Empoderamento Popularpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701037-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa se insere na linha de investigação de “Práticas Educativas” do Curso de Mestrado Profissional ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória-ES e se propõe a investigar a memoração e a construção de narrativa histórica do bairro Jesus de Nazareth. Este tema foi desenhado ao longo da ação do projeto de extensão “Educação, Cidadania e Emancipação Humana: escola e comunidade unidas para construir tecnologias sociais que gerem o empoderamento popular”, desenvolvido pelo instituto em parceria com a comunidade local, que tem como premissa estimular a emancipação social segundo Boaventura de Sousa Santos. Entendemos que a construção de narrativas e construção das memórias se faz necessário, pois, a partir de então, propõe uma educação patrimonial em que se discute sua própria construção cultural; e que, portanto, se insere num percurso emancipatório. Por fim, esperamos que esta pesquisa contribua com discussões voltadas à construção de uma representação social da comunidade por si mesma, contrapondo a estigmatização da imagem social das periferias urbanas que reproduz a exclusão social em diversos níveis. Nossa hipótese é que seja um processo emancipatório, que poderá ser confrontada ao longo da pesquisa com avaliações previstas dentro dos procedimentos metodológicos. A pesquisa extensiva de acompanhamento e desenvolvimento de ações no bairro durante dois anos é apresentado enquanto produto educativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent32,0MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMemória Coletivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociomuseologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleRelatório de Projeto De Extensão: Educação, Cidadania, e Emancipação Humana: Escola e Comunidade Unidas Para Construir Tecnologias Sociais Que Gerem o Empoderamento Popularpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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