Generificando o Debate: Alternativas Para Combater o Sexismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPassoni, Sara Abreu-
Autor(es): dc.contributor.authorSaquetto, Diemerson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T18:34:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T18:34:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-16-
identificador: dc.identifier.otherGenerificando o Debate: Alternativas Para Combater o Sexismopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701036-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação situa-se na linha de “Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), e tem o objetivo de promover apontamentos para uma pedagogia libertadora/feminista, buscando pensar compreensões e reflexões acerca das relações de gênero, e elaborar formas de superação das opressões e da violência de gênero por intermédio da práxis educativa. Os referenciais teóricos se pautam no Materialismo Histórico-Dialético, e nas perspectivas de bell hooks e Paulo Freire. Os sujeitos da pesquisa são estudantes e docentes do Instituto Federal de Educação, C&T do Estado do Espírito Santo. A metodologia se pautou na pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, e a produção e análise de dados se deu por intermédio da Teoria das Representações Sociais, a partir de abordagem estrutural. A produção dos dados da pesquisa foi realizada no formato de um questionário, com instrumentos semiestruturados de coleta. Objetivou-se, ainda, a elaboração de um material educativo composto por um e-book, produzido com uma linguagem acessível, na busca de minimizar os impactos das redes coloniais e patriarcais de dominação e violência. Acredita-se que as aproximações entre feminismo, materialismo histórico e dialético, e pedagogia freireana, nos entornos dos temas próprios do feminismo, podem produzir vigorosas mudanças representacionais entre os estudantes partícipes, servindo como mais um produto educacional rumo à redução das assimetrias e clivagens do sexismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,17MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação libertadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia feministapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria das Representações Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismo Histórico-Dialéticopt_BR
Título: dc.titleGenerificando o Debate: Alternativas Para Combater o Sexismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons