Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Braun, Solineia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alvim, Davis Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-06T18:44:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-06T18:44:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Entre Narrativas e Resistências: Diálogos Sobre Medidas Socioedu-Cativas e Aprendizagens | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701033 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho propõe-se a investigar, a partir do método cartográfico, os processos de subjetivação, resistências e as práticas educativas que permeiam os jovens que são julgados por ato considerado infracional, cuja ação tenha ocorrido na adolescência e que, por isso, receberam a medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade. Buscou-se levantar os elementos para a elaboração de um material educativo que, em sua versão final, recebeu o título de “Entre narrativas e resistências: diálogos sobre medidas socioeducativas e aprendizagens”. Para a produção da cartografia, percorremos o campo que envolve o município de Cariacica/ES. Nele, promovemos duas visitas aos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com o estabelecimento de rodas de conversa com profissionais que lidam com a operacionalização das medidas socioeducativas de meio aberto, visitamos três instituições parceiras no desenvolvimento da prestação de serviços à comunidade, estivemos em residência e conversamos com sete jovens que estão em cumprimento de prestação de serviços à comunidade (com idade entre 18 anos e 21 anos) e, por fim, visitamos e dialogamos com duas mães de adolescentes que estavam em cumprimento de medida socioeducativa e foram assassinados no tempo da pesquisa. O ponto de partida conceitual da pesquisa dialoga, especialmente, com os escritos de Michel Foucault sobre as vidas dos infames, as resistências ao poder e a produção das subjetividades. A partir dos diálogos com os participantes da pesquisa e com o referencial teórico, perceberam-se práticas educativas funcionando nos encontros que os sujeitos estabelecem nas diversas relações sociais, quando produzem a movimentação dos seus conhecimentos, inquietam as certezas e aguçam as curiosidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 31,0MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Medida socioeducativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resistências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
Título: dc.title | Entre Narrativas e Resistências: Diálogos Sobre Medidas Socioedu-Cativas e Aprendizagens | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_Entre_Narrativas_E_Resistências.pdf | 31,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701033/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Entre_Narrativas_E_Resistências.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons