Entre Narrativas e Resistências: Diálogos Sobre Medidas Socioedu-Cativas e Aprendizagens

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBraun, Solineia-
Autor(es): dc.contributor.authorAlvim, Davis Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T18:44:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T18:44:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-14-
identificador: dc.identifier.otherEntre Narrativas e Resistências: Diálogos Sobre Medidas Socioedu-Cativas e Aprendizagenspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701033-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a investigar, a partir do método cartográfico, os processos de subjetivação, resistências e as práticas educativas que permeiam os jovens que são julgados por ato considerado infracional, cuja ação tenha ocorrido na adolescência e que, por isso, receberam a medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade. Buscou-se levantar os elementos para a elaboração de um material educativo que, em sua versão final, recebeu o título de “Entre narrativas e resistências: diálogos sobre medidas socioeducativas e aprendizagens”. Para a produção da cartografia, percorremos o campo que envolve o município de Cariacica/ES. Nele, promovemos duas visitas aos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com o estabelecimento de rodas de conversa com profissionais que lidam com a operacionalização das medidas socioeducativas de meio aberto, visitamos três instituições parceiras no desenvolvimento da prestação de serviços à comunidade, estivemos em residência e conversamos com sete jovens que estão em cumprimento de prestação de serviços à comunidade (com idade entre 18 anos e 21 anos) e, por fim, visitamos e dialogamos com duas mães de adolescentes que estavam em cumprimento de medida socioeducativa e foram assassinados no tempo da pesquisa. O ponto de partida conceitual da pesquisa dialoga, especialmente, com os escritos de Michel Foucault sobre as vidas dos infames, as resistências ao poder e a produção das subjetividades. A partir dos diálogos com os participantes da pesquisa e com o referencial teórico, perceberam-se práticas educativas funcionando nos encontros que os sujeitos estabelecem nas diversas relações sociais, quando produzem a movimentação dos seus conhecimentos, inquietam as certezas e aguçam as curiosidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent31,0MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCartografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResistênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
Título: dc.titleEntre Narrativas e Resistências: Diálogos Sobre Medidas Socioedu-Cativas e Aprendizagenspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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