Tecnologias de Informação e Comunicação Como Estratégia de Mobilização Estudantil: Educação Libertadora e Protagonismo Para Estudantes Agentes de Transformação Social

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVereno, Marcelo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorSaquetto, Diemerson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T18:13:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T18:13:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
identificador: dc.identifier.otherTecnologias de Informação e Comunicação Como Estratégia de Mobilização Estudantil: Educação Libertadora e Protagonismo Para Estudantes Agentes de Transformação Socialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701032-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa qualitativa, de cunho revisional e exploratório, da linha de Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, investiga o potencial transformador das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como possíveis ferramentas promotoras de uma educação nos moldes libertários. Ancorando este trabalho no materialismo histórico-dialético, utilizamos em nossa abordagem técnicas da pedagogia popular freireana, incentivando, assim, a construção coletiva de um projeto de comunicação voltado para alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental. Sem renunciar a uma práxis que, alinhando docência e pesquisa, insere-se na realidade escolar, o projeto foi baseado no uso das TIC como recursos potentes frente à produção de conteúdos audiovisuais relevantes para aqueles e aquelas que compõem determinada comunidade escolar. Dada a realidade da pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de acesso aos alunos, bem como as incertezas metodológicas e didático- pedagógicas da escolarização nesse momento, optou-se por um estudo propositivo tendo por base a literatura e as experiências docentes como elementos para a construção do material educativo. Desenvolvemos, nesta seara compreensiva, um produto educativo em formato de e-book, visando a apresentar os pressupostos básicos de nossa reflexão e ao incentivo da construção de projetos escolares em espaços formais e não-formais da Educação Pública que valorizem a perspectiva do protagonismo e da educação libertadora, potencializados a partir do uso das TIC, hoje já tão difundidas no meio escolar. Concluímos que as TIC se configuram como um instrumental metodológico potente para que se impulsione a alfabetização do mundo vivido, de modo a se edificar a crítica e a emancipação dos jovens protagonistas da realidadepor meio da “palavra iluminada”, nos termos da Pedagogia Libertadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,92MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Libertadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo Juvenilpt_BR
Título: dc.titleTecnologias de Informação e Comunicação Como Estratégia de Mobilização Estudantil: Educação Libertadora e Protagonismo Para Estudantes Agentes de Transformação Socialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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