Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vereno, Marcelo Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Saquetto, Diemerson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-06T18:13:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-06T18:13:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tecnologias de Informação e Comunicação Como Estratégia de Mobilização Estudantil: Educação Libertadora e Protagonismo Para Estudantes Agentes de Transformação Social | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701032 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa qualitativa, de cunho revisional e exploratório, da linha de Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, investiga o potencial transformador das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como possíveis ferramentas promotoras de uma educação nos moldes libertários. Ancorando este trabalho no materialismo histórico-dialético, utilizamos em nossa abordagem técnicas da pedagogia popular freireana, incentivando, assim, a construção coletiva de um projeto de comunicação voltado para alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental. Sem renunciar a uma práxis que, alinhando docência e pesquisa, insere-se na realidade escolar, o projeto foi baseado no uso das TIC como recursos potentes frente à produção de conteúdos audiovisuais relevantes para aqueles e aquelas que compõem determinada comunidade escolar. Dada a realidade da pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de acesso aos alunos, bem como as incertezas metodológicas e didático- pedagógicas da escolarização nesse momento, optou-se por um estudo propositivo tendo por base a literatura e as experiências docentes como elementos para a construção do material educativo. Desenvolvemos, nesta seara compreensiva, um produto educativo em formato de e-book, visando a apresentar os pressupostos básicos de nossa reflexão e ao incentivo da construção de projetos escolares em espaços formais e não-formais da Educação Pública que valorizem a perspectiva do protagonismo e da educação libertadora, potencializados a partir do uso das TIC, hoje já tão difundidas no meio escolar. Concluímos que as TIC se configuram como um instrumental metodológico potente para que se impulsione a alfabetização do mundo vivido, de modo a se edificar a crítica e a emancipação dos jovens protagonistas da realidadepor meio da “palavra iluminada”, nos termos da Pedagogia Libertadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,92MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Libertadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo Juvenil | pt_BR |
Título: dc.title | Tecnologias de Informação e Comunicação Como Estratégia de Mobilização Estudantil: Educação Libertadora e Protagonismo Para Estudantes Agentes de Transformação Social | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCATIVO_ Marcelo Rodrigues Vereno.pdf | 9.14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701032/2/PRODUTO EDUCATIVO_ Marcelo Rodrigues Vereno.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons