Por Entre Flores, Pousos e Voos: Narrativas Entrelaçando Educação Ambiental, Acessibilidade e Inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Edluci Mathias-
Autor(es): dc.contributor.authorCastor, Katia Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T17:43:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T17:43:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-06-
identificador: dc.identifier.otherPor Entre Flores, Pousos e Voos: Narrativas Entrelaçando Educação Ambiental, Acessibilidade e Inclusãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701029-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho, vinculado à linha formação de professores, do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tem por objeto a inclusão dos alunos com deficiência física no Instituto Federal do Espírito Santo de Vitória, entrelaçando educação ambiental (EA), acessibilidade e inclusão. Esta pesquisa utilizou como teorias de referência o pensamento complexo de Edgar Morin (2015), a dialogicidade de Paulo Freire (2005), a educação ambiental complexa de Martha Tristão (2004) e a educação ambiental crítica de Layrargues (2011), Loureiro (2011) e Guimarães (2011). Teve por objetivo investigar os possíveis entrelaçamentos entre acessibilidade, educação ambiental no que concerne ao acesso de pessoas com deficiência física nos espaços do Ifes Vitória. A pesquisa é do tipo participante colaborativa qualitativa e adota os pressupostos da dialogicidade em Freire (2005), a educação ambiental crítica e complexa. Os sujeitos da pesquisa foram quatro alunos com deficiência física, uma ex-aluna, uma participante do Núcleo de Atendimento a Pessoa com Necessidades Específicas (Napne) e duas pedagogas. O lócus da pesquisa foi o Ifes Vitória. Na produção de dados, foram utilizadas rodas de conversa, entrevistas, análise documental, aplicação de questionário a oito pessoas. Ante a realidade estudada e da produção de dados, pode-se inferir que o Ifes caminha para tornar o lugar um ambiente acessível para todos, com ações de formações, sensibilização, participação em comissões, planejamento para a melhoria da metodologia, evidenciado, nas narrativas produzidas, que os alunos se sentem pertencentes àquele espaço, que ainda existe muito a fazer, mas não perpassa apenas pelas ações locais. Educação ambiental, acessibilidade e inclusão entrelaçam-se, ao se evidenciarem os movimentos existentes dentro do Ifes, para tornar o ambiente mais acessível. Ao longo deste trabalho, destacam-se os pontos de contribuição da educação ambiental, tais como: a igualdade de oportunidade, o ambiente físico acessível, novos modos de vida, reforma das estruturas mentais, luta por uma educação para todos e pontos de melhorias para acessibilizar o ambiente. Por se tratar de um mestrado profissional, propõem-se uma formação inicial e continuada para professores resultante do estudo desenvolvido e um produto educativo em formato de e-book, que se constitui em um material textual que visa apresentar as narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, cuja proposta de formação se destina aos profissionais da educação do Instituto Federal do Espírito Santo campus Vitória.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent307.529KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Título: dc.titlePor Entre Flores, Pousos e Voos: Narrativas Entrelaçando Educação Ambiental, Acessibilidade e Inclusãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons