Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, MARCOS JOSÉ SOARES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-06T02:30:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-06T02:30:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARCOSJOSÉSOARESDESOUSAPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701016 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir o protagonismo negro no Brasil Imperial, a partir da análise das representações de uma figura histórica participante da Balaiada (1838-1841) que ocorreu durante o Período Regencial no Brasil (1831-1840), chamada Negro Cosme, nos livros didáticos utilizados no Estado do Maranhão após 15 anos da aprovação da Lei 10.639/2003. Para isso, questionamos no decorrer da dissertação: Como a história do Negro Cosme é retratada nos livros didáticos após quinze anos da aprovação da Lei 10.639/2003? E se é possível discutir protagonismo negro na História do Brasil Império a partir da narrativa de vida do Negro Cosme nas aulas de história? Acredita-se que as análises dos relatos referentes ao Negro Cosme nos livros didáticos servem como fio condutor para uma discussão maior sobre a representação da população negra no Brasil e como essas representações chegam aos discentes nas salas de aula. Até o momento, desenvolvemos uma discussão teórica com autores e autoras que pesquisam e dialogam sobre a história dos homens e mulheres negras no Brasil, discutimos como o racismo afetou o ensino de história no país e processos de invisibilização da população negra nas narrativas históricas e construímos um panorama biográfico sobre o Negro Cosme e sua entrada no movimento da Balaiada. Seguiremos retratando como a participação de Negro Cosme na Balaiada é retrata nos livros didáticos utilizados nas principais cidades do Maranhão. Apresentaremos como ‘produto final’ um material didático-pedagógico que consiste em um jogo da memória com figuras negras do Nordeste, que permita que os docentes de história trabalhem com o protagonismo negro na história do Brasil, nosso propósito com isso é colaborar com a efetivação da Lei 10.639/2003 e com a construção de um ensino de história antirracista nas escolas brasileiras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.872 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo Negro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Negro Cosme | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Balaiada | pt_BR |
Título: dc.title | O PROTAGONISMO NEGRO NO BRASIL IMPERIAL: PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO COSME, NOS LIVROS DIDÁTICOS, NO ESTADO DO MARANHÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARCOSJOSÉSOARESDESOUSAPROFHISTORIAUEM.pdf | PROFHISTORIA UEM | 3,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701016/2/MARCOSJOSÉSOARESDESOUSAPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons