O PROTAGONISMO NEGRO NO BRASIL IMPERIAL: PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO COSME, NOS LIVROS DIDÁTICOS, NO ESTADO DO MARANHÃO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, MARCOS JOSÉ SOARES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T02:30:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T02:30:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-27-
identificador: dc.identifier.otherMARCOSJOSÉSOARESDESOUSAPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701016-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir o protagonismo negro no Brasil Imperial, a partir da análise das representações de uma figura histórica participante da Balaiada (1838-1841) que ocorreu durante o Período Regencial no Brasil (1831-1840), chamada Negro Cosme, nos livros didáticos utilizados no Estado do Maranhão após 15 anos da aprovação da Lei 10.639/2003. Para isso, questionamos no decorrer da dissertação: Como a história do Negro Cosme é retratada nos livros didáticos após quinze anos da aprovação da Lei 10.639/2003? E se é possível discutir protagonismo negro na História do Brasil Império a partir da narrativa de vida do Negro Cosme nas aulas de história? Acredita-se que as análises dos relatos referentes ao Negro Cosme nos livros didáticos servem como fio condutor para uma discussão maior sobre a representação da população negra no Brasil e como essas representações chegam aos discentes nas salas de aula. Até o momento, desenvolvemos uma discussão teórica com autores e autoras que pesquisam e dialogam sobre a história dos homens e mulheres negras no Brasil, discutimos como o racismo afetou o ensino de história no país e processos de invisibilização da população negra nas narrativas históricas e construímos um panorama biográfico sobre o Negro Cosme e sua entrada no movimento da Balaiada. Seguiremos retratando como a participação de Negro Cosme na Balaiada é retrata nos livros didáticos utilizados nas principais cidades do Maranhão. Apresentaremos como ‘produto final’ um material didático-pedagógico que consiste em um jogo da memória com figuras negras do Nordeste, que permita que os docentes de história trabalhem com o protagonismo negro na história do Brasil, nosso propósito com isso é colaborar com a efetivação da Lei 10.639/2003 e com a construção de um ensino de história antirracista nas escolas brasileiras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.872 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo Negropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNegro Cosmept_BR
Palavras-chave: dc.subjectBalaiadapt_BR
Título: dc.titleO PROTAGONISMO NEGRO NO BRASIL IMPERIAL: PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO COSME, NOS LIVROS DIDÁTICOS, NO ESTADO DO MARANHÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistória DISSERTAÇÃOpt_BR
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