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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FONSECA NETO, SYLLAS MOREIRA DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-06T11:18:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-06T11:18:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | SYLLASMOREIRADAFONSECANETOPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701006 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação realiza reflexões acerca da centralidade da branquitude no Ensino de História no Brasil, partindo da premissa de que o sujeito branco é detentor de privilégios materiais e simbólicos, construídos ao longo de uma história marcada pelo eurocentrismo. No Brasil, um dos desdobramentos da leitura do sistemamundo, tendo a Europa como o centro das relações sociais, é a colonialidade do poder, do saber e do ser, que construiu uma sociedade hierarquizada racialmente, em que a população negra e os povos indígenas têm a sua história silenciada, apagada ou narrada a partir do olhar do europeu. Tendo isso em vista, questionase: Qual é cor do ensino de história no Brasil? Para responder essa questão, fezse necessário discutir a padronização do branco como sinônimo de desenvolvimento e as desigualdades étnico-raciais no Brasil. As pesquisas relacionadas à modernidade, de/colonialidade e critical whiteness studies são as que balizam a reflexão desse estudo, ao discutirem a branquitude na formulação do conhecimento em países colonizados, assim como debatem os efeitos das teorias raciais do século XIX no Ensino da História nos dias atuais, oferecendo elementos para perceber, problematizar e intervir na persistência do eurobrancocentrismo nos livros didáticos. Para identificar a presença destes elementos, analisou-se a coleção “História Sociedade & Cidadania, em sua quarta edição, de Alfredo Boulos Júnior, obra didática utilizada em todas as instituições de ensino públicas estaduais paranaenses, no quadriênio 2020/2024. A partir da análise da coleção, percebe-se que apesar dos avanços que o livro demonstra em tratar a população negra em seus aspectos formais, no desenvolvimento do conteúdo escolar e propostas de conteúdo pedagógico, nas discussões sobre as relações étnico-raciais como propõe a Lei federal 10.639/2003, ainda há uma persistência das narrativas que privilegiam a branquitude. Desta forma, propõe-se como produto final desta dissertação uma oficina de formação para professores, alinhada em discutir e problematizar a persistência do eurobrancocentrismo, indicando encaminhamentos pedagógicos aos docentes, como proposta pedagógica para a promoção de uma educação antirracista. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.916 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Branquitude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade do Poder | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Título: dc.title | A COR DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E BRANQUITUDE NOS LIVROS DIDÁTICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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SYLLASMOREIRADAFONSECANETOPROFHISTORIAUEM.pdf | ProfHistória uem | 3,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701006/2/SYLLASMOREIRADAFONSECANETOPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
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