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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNOCHI, LETÍCIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-06T01:53:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-06T01:53:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | LetíciaFERNOCHIPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aborda a Moda como uma fonte histórica que deve ser trabalhada em sala de aula para mostrar uma outra perspectiva de ensino e aprendizagem. Com isso, as imagens e artigos publicados em uma revista feminina chamada Jornal das Moças, que circulou pelo Brasil entre 1914 e 1965, colaboram para a compreensão das mudanças nas roupas ligadas ao contexto no qual elas foram produzidas. No período abordado pela pesquisa estava em curso a Primeira Guerra Mundial, evento esse que possuiu reflexos importantes na maneira de se vestir, e as modernizações realizadas na capital brasileira à época, a cidade do Rio de Janeiro. Pelos estudos relacionados, contemplada em conjunto com a análise da moda, é possível perceber as modificações nos papéis sociais, principalmente os das mulheres, que se tornam mais independentes e lutam por representatividade. Comparando as imagens das roupas com os artigos publicados na revista, vemos a influência francesa diante das brasileiras e como ao longo dos anos elas vão se sentindo seguras para adotar apenas o que lhes convêm. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível refletir sobre o fato de que cada aspecto na produção de moda sofre a interferência de seu tempo e revela em suas nuances detalhes da sociedade que a produziu. Assim, a moda analisada através de uma fonte acessível como o Jornal das Moças pode ampliar o olhar dos(as) estudantes sobre a História e como ela se faz presente em todos os lugares. Como produto dessa pesquisa foi desenvolvida uma sequência didática que pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar os conteúdos referentes a Primeira Guerra Mundial, modernização do Rio de Janeiro e as influências estrangeiras que chegavam no país na época. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.303 HB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | moda | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jornal das Moças | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | primeira guerra mundial | pt_BR |
Título: dc.title | Moda e ensino de História: a Primeira Guerra Mundial por meio do Jornal das Moças | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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LetíciaFERNOCHIPROFHISTORIAUEM.pdf | PROFHISTORIA UEM | 3,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701003/2/LetíciaFERNOCHIPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
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