O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E OS RELATOS DE OPRESSÃO E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS INDÍGENAS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR NO PARANÁ

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFACHONE, JAQUELINE PEREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-05T22:06:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-05T22:06:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-27-
identificador: dc.identifier.otherJAQUELINEPEREIRAFACHONEprofhistoriauempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701002-
Resumo: dc.description.abstractO estudo de qualquer sociedade se faz a partir do conhecimento histórico dos seus povos originários, dos ancestrais que, através de seus costumes e organizações, construíram a identidade de uma determinada comunidade. No caso do Brasil esses povos são os indígenas. Apesar da determinante presença indígena na construção da identidade brasileira é evidente que existem lacunas e falhas no ensino de história dos povos nativos do Brasil nas instituições de ensino do país, seja na educação básica ou na superior. A presença indígena é silenciada nas narrativas históricas, o que resulta no desconhecimento da história e das lutas empreendidas por esses povos para continuarem existindo como etnias. Ao ensino de história compete a tarefa ensinar a história dos povos indígenas no Brasil de forma a evidenciar e visibilizar a presença e a atuação constante dos diferentes povos indígenas ao longo da história. O objetivo desse trabalho é evidenciar a presença indígena em momentos históricos do Brasil em que os mesmos foram silenciados. O recorte escolhido foi a ditadura militar e os povos indígenas no Paraná. A metodologia da pesquisa deu-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental de onde foram extraídos relatos de torturas e outras violações dos Direitos Humanos para com os povos indígenas no período da ditadura militar no Brasil, visando visibilizar a importância da formação da consciência sobre a legitimidade das lutas indígenas pela garantia de direitos, uma vez que, não apenas durante o período colonial, como também durante todo o processo de construção da sociedade brasileira, os povos indígenas vêm sofrendo com o desrespeito à sua cultura, ao seu espaço e ao seu direito de exercer sua liberdade e vem enfrentando a usurpação de seus territórios e a dizimação étnica. O objetivo final foi criar um produto didático pedagógico, no twitter por meio da criação de uma página pessoal de uso profissional, contendo documentos diversos sobre o tema da violação contra os direitos indígenas no Brasil no Paraná, como complemento para as aulas de história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.208 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdireitos humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectditadura militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória dos povos in´digenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcomissão nacional da verdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectpovos indígenas no Paranápt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E OS RELATOS DE OPRESSÃO E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS INDÍGENAS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR NO PARANÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistória DISSERTAÇÃOpt_BR
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