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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FACHONE, JAQUELINE PEREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-05T22:06:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-05T22:06:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | JAQUELINEPEREIRAFACHONEprofhistoriauem | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701002 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo de qualquer sociedade se faz a partir do conhecimento histórico dos seus povos originários, dos ancestrais que, através de seus costumes e organizações, construíram a identidade de uma determinada comunidade. No caso do Brasil esses povos são os indígenas. Apesar da determinante presença indígena na construção da identidade brasileira é evidente que existem lacunas e falhas no ensino de história dos povos nativos do Brasil nas instituições de ensino do país, seja na educação básica ou na superior. A presença indígena é silenciada nas narrativas históricas, o que resulta no desconhecimento da história e das lutas empreendidas por esses povos para continuarem existindo como etnias. Ao ensino de história compete a tarefa ensinar a história dos povos indígenas no Brasil de forma a evidenciar e visibilizar a presença e a atuação constante dos diferentes povos indígenas ao longo da história. O objetivo desse trabalho é evidenciar a presença indígena em momentos históricos do Brasil em que os mesmos foram silenciados. O recorte escolhido foi a ditadura militar e os povos indígenas no Paraná. A metodologia da pesquisa deu-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental de onde foram extraídos relatos de torturas e outras violações dos Direitos Humanos para com os povos indígenas no período da ditadura militar no Brasil, visando visibilizar a importância da formação da consciência sobre a legitimidade das lutas indígenas pela garantia de direitos, uma vez que, não apenas durante o período colonial, como também durante todo o processo de construção da sociedade brasileira, os povos indígenas vêm sofrendo com o desrespeito à sua cultura, ao seu espaço e ao seu direito de exercer sua liberdade e vem enfrentando a usurpação de seus territórios e a dizimação étnica. O objetivo final foi criar um produto didático pedagógico, no twitter por meio da criação de uma página pessoal de uso profissional, contendo documentos diversos sobre o tema da violação contra os direitos indígenas no Brasil no Paraná, como complemento para as aulas de história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.208 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | direitos humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ditadura militar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | história dos povos in´digenas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | comissão nacional da verdade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | povos indígenas no Paraná | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E OS RELATOS DE OPRESSÃO E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS INDÍGENAS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR NO PARANÁ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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JAQUELINEPEREIRAFACHONEprofhistoriaUEM.pdf | ProfHistória uem | 3.21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701002/2/JAQUELINEPEREIRAFACHONEprofhistoriaUEM.pdfDownload |
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