Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GODINHO, Vivian Thais | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CALUZI, João José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-05T17:13:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-05T17:13:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Investigativa Fases da Lua | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700997 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O guia é um material elaborado de professora para professores sem formação especifica em astronomia ou ciências, que tem o objetivo de facilitar e descomplicar o ensino de ciências e astronomia na educação infantil, contribuindo para o acesso a conteúdo científicos, dando início a alfabetização cientifica. O guia didático segue a sequência de ensino investigativa elaborada por Carvalho, que consiste em quatro momentos essenciais e são eles: Problema – pode iniciar com um experimento (manipuláveis pelo professor e/ou pelos alunos) ou teórico. O problema é a parte inicial do processo, deve ser muito bem pensado e planejado pois precisa despertar a atenção e desafia-los; Resolução – nessa etapa ainda não é importante o conceito que se quer ensinar, mas as ações geradas para a resolução do problema inicial, como o levantamento de hipóteses e os testes dessas hipóteses, e a oportunidade de construção do próprio conhecimento através dos erros e acertos desse processo de resolução; Sistematização do Conhecimento - nessa etapa organiza-se o debate das conclusões que os grupos chegaram sobre o experimento; Escrever e/ou desenhar – essa é a etapa de sistematização do conhecimento assim como a anterior porém agora é individual. A avaliação em uma sequência de ensino investigativo assume um caráter formativo, é preciso que o professor esteja atento a todas as etapas do processo, em todas as ações e os resultados esperados e alcançados. Ao final da sequência os alunos terão noções básicas das fases da Lua e qual a participação do Sol nesse processo, além da inserção no mundo cientifico e investigativo. A sequência didática foi elabora para a educação infantil, crianças de 5 anos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,00 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fases da lua | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino investigativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência de ensino investigativo- Fases da Lua | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência investigativa fases da Lua.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700997/2/Sequência investigativa fases da Lua.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons