Sequência de ensino investigativo- Fases da Lua

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGODINHO, Vivian Thais-
Autor(es): dc.contributor.authorCALUZI, João José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-05T17:13:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-05T17:13:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-09-
identificador: dc.identifier.otherSequência Investigativa Fases da Luapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700997-
Resumo: dc.description.abstractO guia é um material elaborado de professora para professores sem formação especifica em astronomia ou ciências, que tem o objetivo de facilitar e descomplicar o ensino de ciências e astronomia na educação infantil, contribuindo para o acesso a conteúdo científicos, dando início a alfabetização cientifica. O guia didático segue a sequência de ensino investigativa elaborada por Carvalho, que consiste em quatro momentos essenciais e são eles: Problema – pode iniciar com um experimento (manipuláveis pelo professor e/ou pelos alunos) ou teórico. O problema é a parte inicial do processo, deve ser muito bem pensado e planejado pois precisa despertar a atenção e desafia-los; Resolução – nessa etapa ainda não é importante o conceito que se quer ensinar, mas as ações geradas para a resolução do problema inicial, como o levantamento de hipóteses e os testes dessas hipóteses, e a oportunidade de construção do próprio conhecimento através dos erros e acertos desse processo de resolução; Sistematização do Conhecimento - nessa etapa organiza-se o debate das conclusões que os grupos chegaram sobre o experimento; Escrever e/ou desenhar – essa é a etapa de sistematização do conhecimento assim como a anterior porém agora é individual. A avaliação em uma sequência de ensino investigativo assume um caráter formativo, é preciso que o professor esteja atento a todas as etapas do processo, em todas as ações e os resultados esperados e alcançados. Ao final da sequência os alunos terão noções básicas das fases da Lua e qual a participação do Sol nesse processo, além da inserção no mundo cientifico e investigativo. A sequência didática foi elabora para a educação infantil, crianças de 5 anos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,00 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFases da luapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino investigativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Título: dc.titleSequência de ensino investigativo- Fases da Luapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantilpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons