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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, LUIZ AUGUSTO VOLTARELI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-06T02:22:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-06T02:22:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUIZAUGUSTOVOLTARELIPEREIRAprofhistoriauel | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700995 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação teve como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino utilizando paródias musicais como meio de aproximar e aumentar o interesse do aluno sobre o conhecimento histórico. Isso se torna necessário devido à concorrência de outros conteúdos relacionados à história, apresentados por não-historiadores (em outros suportes, como “YouTube”, por exemplo) e o desestímulo que ocorre através das práticas de ensino conhecidas como metodologias tradicionais. Metodologia de ensino na qual o quadro, giz e a fala do professor são utilizados exaustivamente, transformando as aulas em sessões monótonas e não atrativas ao público de alunos. Sendo assim, uma forma de superar essas barreiras impostas ao ensino de história é a utilização de novas metodologias e práticas de ensino. O proposto neste trabalho, segundo os pressupostos da História Pública é fazer História Pública, pois, permitirá que ocorra a publicização e ampliação do conhecimento para o público de alunos e fora dos muros da escola por meio da paródia musical. Como produto desenvolvido, apresento um roteiro para a elaboração de paródias contendo perguntas que devem ser pesquisadas e respondidas pelos alunos, tornando-os agentes e atuantes na elaboração da paródia, não sendo esta um elemento meramente repetitivo a fim de decorar o conteúdo. Dessa forma, a paródia se torna uma ponte entre as demandas por conhecimento histórico dos alunos e a historiografia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 632 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paródia musical | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Pública | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA PÚBLICA: PUBLICIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE PARÓDIAS MUSICAIS COMO METODOLOGIA DE ENSINO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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LUIZAUGUSTOVOLTARELIPEREIRAPROFHISTORIAUEM.pdf | ProfHistória uem | 631.22 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700995/2/LUIZAUGUSTOVOLTARELIPEREIRAPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
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