HISTÓRIA PÚBLICA: PUBLICIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE PARÓDIAS MUSICAIS COMO METODOLOGIA DE ENSINO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, LUIZ AUGUSTO VOLTARELI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T02:22:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T02:22:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-08-
identificador: dc.identifier.otherLUIZAUGUSTOVOLTARELIPEREIRAprofhistoriauelpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700995-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação teve como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino utilizando paródias musicais como meio de aproximar e aumentar o interesse do aluno sobre o conhecimento histórico. Isso se torna necessário devido à concorrência de outros conteúdos relacionados à história, apresentados por não-historiadores (em outros suportes, como “YouTube”, por exemplo) e o desestímulo que ocorre através das práticas de ensino conhecidas como metodologias tradicionais. Metodologia de ensino na qual o quadro, giz e a fala do professor são utilizados exaustivamente, transformando as aulas em sessões monótonas e não atrativas ao público de alunos. Sendo assim, uma forma de superar essas barreiras impostas ao ensino de história é a utilização de novas metodologias e práticas de ensino. O proposto neste trabalho, segundo os pressupostos da História Pública é fazer História Pública, pois, permitirá que ocorra a publicização e ampliação do conhecimento para o público de alunos e fora dos muros da escola por meio da paródia musical. Como produto desenvolvido, apresento um roteiro para a elaboração de paródias contendo perguntas que devem ser pesquisadas e respondidas pelos alunos, tornando-os agentes e atuantes na elaboração da paródia, não sendo esta um elemento meramente repetitivo a fim de decorar o conteúdo. Dessa forma, a paródia se torna uma ponte entre as demandas por conhecimento histórico dos alunos e a historiografia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent632 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParódia musicalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Públicapt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA PÚBLICA: PUBLICIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE PARÓDIAS MUSICAIS COMO METODOLOGIA DE ENSINOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistória DISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons