Cartilha educacional sobre mudanças que podem ser percebidas pelos usuários durante tratamento em saúde mental na Unidade Básica de Saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Caroline Duque-
Autor(es): dc.contributor.authorNóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-05T11:50:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-05T11:50:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
identificador: dc.identifier.othercartilha_mudanca_percebida_trat_SMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700977-
Resumo: dc.description.abstractProduto educacional resultado da Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Programa Mestrado Profissional Interunidades em Formação Interdisciplinar em Saúde. Linha de pesquisa: Cuidado e Integralidade nas redes de atenção à Saúde. Introdução: produzir cuidados em saúde mental é oferecer possibilidades para que os usuários em sofrimento psíquico se percebam não apenas como coadjuvante, mas, como protagonista do seu processo de transformação. A Atenção Primária à Saúde enquanto porta de entrada para o Sistema Único de Saúde deve acolher as necessidades das pessoas em sofrimento psíquico e produzir medidas resolutivas para essas demandas. A mesma se configura como campo importante de produção de cuidados em saúde mental e vem sendo solicitada desde a implantação da Rede de Atenção Psicossocial. Objetivo: é possibilitar aos usuários/indivíduos com transtornosmentais e/ ou em sofrimentos psíquicos possam ter acesso a um material, cartilhas, recorte das questões referente da escala de mudanças percebida (EMP) afim de ampliar a sua percepção sobre si mesmo e abraçar as ofertas de cuidados disponibilizados pela rede de atenção em saúde mental. Método: a cartilha educacional nasce de uma pesquisa quantitativa transversal, descritiva e exploratória conduzida em uma Unidade Básica de Saúde no Município de São Paulo junto aos usuários em tratamento no serviço de Psicologia e Psiquiatria. A amostra foi constituída por 120 usuários com idade superior a 18 anos, capacidade cognitiva preservada, alfabetizados e estarem em tratamento com as especialidades, de no mínimo 12 meses. Foi utilizada a Escala de Mudanças Percebidas e Questionário sociodemográfico clinico. Resultados: Da amostra (n=120) são em maioria do sexo feminino, casadas, ensino médio completo, com média de idade 55,9 anos. As variáveis independentes número de filhos e viver com outros apresentaram correlação com a mudança percebida. Pela análise múltipla, a variável vive atualmente com outros tem maior percepção de mudança. Viver com o cônjuge, não se considera preparado para alta do serviço de psiquiatria, às vezes segue a prescrição médica, tem familiares com sofrimento psíquico ou transtorno mental apresentam menor percepção de mudança. Conclusão: que essa cartilha possibilite aos usuários/pacientes melhoras na sua percepção diante o tratamento recebido nos serviços de psicologia e psiquiatria em Unidade Básica de Saúde.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15149kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsaúde mental, percepção, tratamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsofrimento psíquico, escala de mudança percebidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectatenção primária à saúdept_BR
Título: dc.titleCartilha educacional sobre mudanças que podem ser percebidas pelos usuários durante tratamento em saúde mental na Unidade Básica de Saúdept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúdept_BR
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