“Des-mair-ização” da aprendizagem: o Ensino de História no 2º ano do Ensino Médio da Escola Indígena Estadual Tapi’itawa em Confresa-MT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlencar, Rodrigo Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-04T18:58:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-04T18:58:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherRodrigo Lopes Alencar UFTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700956-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), insere-se na linha de pesquisa saberes históricos no espaço escolar, discutindo os métodos de ensino e aprendizagem nas aulas de História do povo Indígena do Povo Tapirapé. Apresenta um estudo etnográfico sobre as aulas de História do 2º ano do Ensino Médio da Escola Indígena Estadual Tapi’itawa, do município de Confresa-MT. Busca-se compreender como os Tapirapés se apropriam dos saberes, da cultura e dos conhecimentos dos anciões no sentido trazer a vivência do povo Tapirapé para as aulas de História, inserindo-a ao ambiente escolar, sobretudo à área de conhecimento focalizada, de modo a elaborar reflexões e inseri-las no cotidiano da comunidade. A pesquisa utilizou aportes teóricos do campo da análise da educação crítica e da educação como rompimento ao modelo de ensino tradicional. Os resultados dão conta de que os saberes históricos construídos por estudantes em diferentes espaços da comunidade indígena estão ligados à perspectiva da descolonização dos saberes tradicionais, principalmente daqueles indicados pelos órgãos oficiais de governo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6994 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovo Tapirapépt_BR
Título: dc.title“Des-mair-ização” da aprendizagem: o Ensino de História no 2º ano do Ensino Médio da Escola Indígena Estadual Tapi’itawa em Confresa-MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons