Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alencar, Rodrigo Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-04T18:58:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-04T18:58:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Rodrigo Lopes Alencar UFT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700956 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), insere-se na linha de pesquisa saberes históricos no espaço escolar, discutindo os métodos de ensino e aprendizagem nas aulas de História do povo Indígena do Povo Tapirapé. Apresenta um estudo etnográfico sobre as aulas de História do 2º ano do Ensino Médio da Escola Indígena Estadual Tapi’itawa, do município de Confresa-MT. Busca-se compreender como os Tapirapés se apropriam dos saberes, da cultura e dos conhecimentos dos anciões no sentido trazer a vivência do povo Tapirapé para as aulas de História, inserindo-a ao ambiente escolar, sobretudo à área de conhecimento focalizada, de modo a elaborar reflexões e inseri-las no cotidiano da comunidade. A pesquisa utilizou aportes teóricos do campo da análise da educação crítica e da educação como rompimento ao modelo de ensino tradicional. Os resultados dão conta de que os saberes históricos construídos por estudantes em diferentes espaços da comunidade indígena estão ligados à perspectiva da descolonização dos saberes tradicionais, principalmente daqueles indicados pelos órgãos oficiais de governo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6994 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Povo Tapirapé | pt_BR |
Título: dc.title | “Des-mair-ização” da aprendizagem: o Ensino de História no 2º ano do Ensino Médio da Escola Indígena Estadual Tapi’itawa em Confresa-MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Rodrigo Lopes Alencar UFT.pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700956/2/Rodrigo Lopes Alencar UFT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons