Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Fernanda Pagungue | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Letícia Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-04T18:42:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-04T18:42:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | História e Literatura: Produção de Conhecimento Histórico a partir de Leitura de Textos Literários | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700938 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo uma proposta de pesquisa cuja temática de estudo alinha-se à formação de professores, a partir da relação entre História e Literatura e as possibilidades de potencialização do processo de ensinoaprendizagem no que se refere à produção do conhecimento histórico nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, utilizaremos a leitura de textos narrativos literários nas aulas de História, na tentativa de apontar novas possibilidades didáticas para o fazer pedagógico dos docentes da área de História. Trabalhamos com os conceitos de contemporaneidade sob a ótica de Agamben (2009) e de Grande Tempo, sob a perspectiva bakhtiniana (1997, 2017). Para sustentar nossa hipótese investigativa sobre as potencialidades transdisciplinares entre os dois campos de conhecimento, discutimos alguns pressupostos da História Cultural com base, principalmente, nos escritos de Pesavento (2005). Além disso, as concepções de docência freiriana (1987, 1996), de Gadotti (2002), de Bittencourt (2004, 2008), Fonseca (2003) e Pimenta (1999) tangenciaram nossa pesquisa. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa em diálogo com alguns pressupostos da pesquisa-ação, os quais subsidiaram uma formação de professores remota, tendo em vista o contexto atual de pandemia do novo COVID-19. Em razão das condições de proteção e isolamento social, foi necessário repensar o processo investigativo e dialógico da pesquisa. Aliado à formação docente, produzimos um material educativo em formato de e-book sobre a Literatura no ensino de História como produto educacional. Esperamos com tal diálogo, alcançar a percepção sobre as possibilidades de utilização dos textos narrativos literários para a compreensão do ambiente social, político, econômico e cultural de uma sociedade, e consequentemente, a construção de um conhecimento histórico, em que o aluno seja protagonista do seu aprendizado. Além disso, almejamos que nossa pesquisa possa mostrar as potencialidades de diálogo entre História e Literatura, motivando os profissionais do ensino a compor parcerias em busca de aulas mais provocadoras, proporcionando um processo de ensino-aprendizagem mais relevante para ambos os atores: professor e aluno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 623MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História e Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de História e formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura literária e ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | História e Literatura: Produção de Conhecimento Histórico a partir de Leitura de Textos Literários | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons