Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Daiana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Arantes, Alessandra Riposati | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-04T18:05:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-04T18:05:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Daiana Ramos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700934 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada "Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência", vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, objetivando o diálogo com o professor da Educação Básica que recebe licenciandos em projetos de iniciação à docência. Esse diálogo será por meio de pistas que surgiram a partir das reflexões sobre a prática docente da minha vivência, como preceptora ao receber os licenciandos residentes do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia participantes do projeto Residência Pedagógica (RP). A Residência possibilita ações colaborativas entre docentes do ensino superior e da Educação Básica, inserindo o licenciando no campo de trabalho, estimulando a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciaturas. Dessa forma, este trabalho consiste em um texto com pistas voltadas para professores da Educação Básica que irão receber licenciandos em projetos de iniciação à docência. Por meio dos relatórios finais dos residentes destacam-se algumas frases citadas por eles que foram norteadoras das pistas, são elas: • Disposição a aprender e se reinventar como profissional; • Reconhecer o impacto que o professor tem na vida dos estudantes; • Conhecer a realidade escolar; • Lecionar com entusiasmo; • Compartilhar com boa fé o conhecimento teórico e profissional • Dar autonomia para os residentes; • Dar atenção às necessidades dos estudantes, não apenas ao conteúdo, mas também aos aspectos emocionais, respeitando as diferenças individuais de cada um; • Executar o planejamento com qualidade; • Apresentar os estudantes a toda equipe da escola, para que eles se sintam acolhidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2081 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | estágio supervisionado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | residência pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | narrativas | pt_BR |
Título: dc.title | Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação a docência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Daiana Ramos.pdf | Produto educacional Daiana Ramos | 2.08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700934/2/Produto educacional Daiana Ramos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons