Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação a docência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Daiana Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorArantes, Alessandra Riposati-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-04T18:05:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-04T18:05:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Daiana Ramospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700934-
Resumo: dc.description.abstractEsse produto educacional é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada "Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência", vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, objetivando o diálogo com o professor da Educação Básica que recebe licenciandos em projetos de iniciação à docência. Esse diálogo será por meio de pistas que surgiram a partir das reflexões sobre a prática docente da minha vivência, como preceptora ao receber os licenciandos residentes do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia participantes do projeto Residência Pedagógica (RP). A Residência possibilita ações colaborativas entre docentes do ensino superior e da Educação Básica, inserindo o licenciando no campo de trabalho, estimulando a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciaturas. Dessa forma, este trabalho consiste em um texto com pistas voltadas para professores da Educação Básica que irão receber licenciandos em projetos de iniciação à docência. Por meio dos relatórios finais dos residentes destacam-se algumas frases citadas por eles que foram norteadoras das pistas, são elas: • Disposição a aprender e se reinventar como profissional; • Reconhecer o impacto que o professor tem na vida dos estudantes; • Conhecer a realidade escolar; • Lecionar com entusiasmo; • Compartilhar com boa fé o conhecimento teórico e profissional • Dar autonomia para os residentes; • Dar atenção às necessidades dos estudantes, não apenas ao conteúdo, mas também aos aspectos emocionais, respeitando as diferenças individuais de cada um; • Executar o planejamento com qualidade; • Apresentar os estudantes a toda equipe da escola, para que eles se sintam acolhidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2081 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectestágio supervisionadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectresidência pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnarrativaspt_BR
Título: dc.titlePistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação a docênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons