SEQUÊNCIA DIDÁTICA “NOSSO CERRADO” PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, ALEXANDRA CAROLINE BARBOSA DA COSTA-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Adevailton Bernardo dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-04T13:24:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-04T13:24:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-
identificador: dc.identifier.otherSequênciaDidáticaCerradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700924-
Resumo: dc.description.abstractO contexto de sala de aula permeado por distintas esferas sociais oportuniza diferentes experiencias e aprendizagens por meio das interações e diálogos. Neste sentido nós professores (as) nos deparamos com problemáticas decorrentes desta estrutura macro, que envolvem tanto a nossa realidade quanto a dos estudantes, que trazem consigo artefatos que nos permitem refletir sobre o contexto no qual estamos inseridos. Por meio de tais experiencias, surge o assunto motivador do trabalho, “O Cerrado”, bioma no qual Minas Gerais abriga a maior extensão territorial e atualmente com sua fauna e flora cada vez mais ameaçadas. Cabe ressaltar que o assunto se trata de uma problemática real, considerando a exploração frequente do bioma. A realização desta Sequência Didática considera os conhecimentos e vivências dos estudantes e tem como elemento inicial o tema que faz parte da realidade dos estudantes e atua como disparador para as discussões acerca da temática. Por meio da perspectiva explanada, objetiva-se desenvolver um projeto materializado por uma sequência didática, na qual temos como elemento central as contribuições de professores(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). E por qual razão é possível conceber essa ideia? Entendemos que as percepções dos docentes em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais são de extrema importância, visto que por meio de tal pesquisa este produto foi construído. Com base nas diferentes perspectivas dos sujeitos que compõem o espaço escolar, buscamos a abordagem da temática por meio do processo dialógico, um movimento mediado pelas interrelações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no âmbito de um processo crítico e emancipatório.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4392 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCerradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA “NOSSO CERRADO” PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
SequênciaDidáticaCerrado.pdfProduto Educacional Alexandra Ramos - PPGECM4.39 MBAdobe PDF/bitstream/capes/700924/2/SequênciaDidáticaCerrado.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons