Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, ALEXANDRA CAROLINE BARBOSA DA COSTA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Adevailton Bernardo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-04T13:24:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-04T13:24:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | SequênciaDidáticaCerrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700924 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O contexto de sala de aula permeado por distintas esferas sociais oportuniza diferentes experiencias e aprendizagens por meio das interações e diálogos. Neste sentido nós professores (as) nos deparamos com problemáticas decorrentes desta estrutura macro, que envolvem tanto a nossa realidade quanto a dos estudantes, que trazem consigo artefatos que nos permitem refletir sobre o contexto no qual estamos inseridos. Por meio de tais experiencias, surge o assunto motivador do trabalho, “O Cerrado”, bioma no qual Minas Gerais abriga a maior extensão territorial e atualmente com sua fauna e flora cada vez mais ameaçadas. Cabe ressaltar que o assunto se trata de uma problemática real, considerando a exploração frequente do bioma. A realização desta Sequência Didática considera os conhecimentos e vivências dos estudantes e tem como elemento inicial o tema que faz parte da realidade dos estudantes e atua como disparador para as discussões acerca da temática. Por meio da perspectiva explanada, objetiva-se desenvolver um projeto materializado por uma sequência didática, na qual temos como elemento central as contribuições de professores(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). E por qual razão é possível conceber essa ideia? Entendemos que as percepções dos docentes em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais são de extrema importância, visto que por meio de tal pesquisa este produto foi construído. Com base nas diferentes perspectivas dos sujeitos que compõem o espaço escolar, buscamos a abordagem da temática por meio do processo dialógico, um movimento mediado pelas interrelações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no âmbito de um processo crítico e emancipatório. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4392 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cerrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA “NOSSO CERRADO” PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SequênciaDidáticaCerrado.pdf | Produto Educacional Alexandra Ramos - PPGECM | 4.39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700924/2/SequênciaDidáticaCerrado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons