Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Lidiane Silva dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Patrício Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Maristela Bortolon de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-02T22:52:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-02T22:52:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROFEPT LIDIANE - Guia E P T N M | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700897 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia é um produto educacional resultante da pesquisa realizada no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na linha de práticas educativas. A pesquisa intitulada “Um estudo acerca dos casos de evasão e retenção nos cursos técnicos de Eletrônica e Eletrotécnica integrados ao ensino médio do IFRR – Campus Boa Vista” teve por objeto as causas de evasão e retenção de 2017 a 2019 nos dois respectivos cursos fixando-se nas duas turmas que iniciaram em 2017. O diagnóstico foi realizado com base nas percepções dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem: estudantes evadidos e retidos, professores e integrantes da equipe pedagógica: diretor de ensino (1), integrantes da assistência estudantil (2), coordenadores de curso (2), Técnico em Assuntos Estudantis (TAE) (1). O presente guia se insere como uma referência para estudos na tomada de decisões de gestores educacionais e coordenadores de curso, de modo a auxiliá-los na análise comparativa dos índices alcançados no período de 2017 a 2019. Proporciona a avaliação do plano de ação anteriormente estabelecido, e permite verificar os benefícios alcançados e o que ainda necessita ser concretizado. Este material apresenta também, por finalidade, a proposição de intervenções direcionadas a prevenir ou mesmo erradicar os casos de evasão e retenção nos cursos pesquisados. Por abordar uma questão comum a diversas e diferentes modalidades e níveis de ensino, este produto é direcionado às equipes gestoras, pedagógicas e ao corpo docente, servindo de referencial para debates sobre as temáticas, podendo ser de grande valia quanto a indicativos sobre a qualificação docente. O lócus da investigação foi o Campus Boa Vista - IFRR, a primeira instituição a ofertar o curso de nível técnico de nível médio, de especialização não agrícola, no estado de Roraima. O Campus está localizado na capital Boa Vista - RR, o qual tem como missão auxiliar o desenvolvimento dos municípios de Boa Vista, Cantá, Normandia, Alto Alegre, Mucajaí e Iracema. O manual está dividido em oito partes, sendo as duas primeiras dirigidas à aplicabilidade do produto e a identificação da instituição na qual se deu o campo da pesquisa. Na terceira parte, apresentar-se-ão os objetivos geral e específicos, seguindo para a base conceitual sobre a qual se fundamentou o estudo. Por quinto, serão apresentados os aspectos metodológicos e as caracterizações encontradas no percurso da investigação. Na sequência virão os diagnósticos quantitativos das turmas, tanto da evasão quanto da retenção, expondo os dados da pesquisa documental realizada, e os diagnósticos qualitativos obtidos a partir da triangulação das respostas obtidas por meio das entrevistas e questionários. Na sétima parte constarão as propostas fornecidas pelos participantes, bem como as da pesquisadora direcionadas à redução da evasão e da retenção. E, por último, apresentar-se-ão propostas de práticas pedagógicas motivadoras à permanência e ao êxito dos estudantes, em auxílio a uma das principais necessidades indicadas pelos docentes, a integração curricular. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 24,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão e retenção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integral e integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrônica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrotécnica | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de propostas para a permanência e êxito dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (Diagnóstico e propostas) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Técnico em Eletrônica e Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PROFEPT LIDIANE - Guia E P T N M.pdf | Produto Educacional | 24.75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700897/2/PROFEPT LIDIANE - Guia E P T N M.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons