Guia de propostas para a permanência e êxito dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (Diagnóstico e propostas)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraimapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Lidiane Silva dos-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Patrício Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Maristela Bortolon de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-02T22:52:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-02T22:52:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
identificador: dc.identifier.otherPROFEPT LIDIANE - Guia E P T N Mpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700897-
Resumo: dc.description.abstractEste guia é um produto educacional resultante da pesquisa realizada no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na linha de práticas educativas. A pesquisa intitulada “Um estudo acerca dos casos de evasão e retenção nos cursos técnicos de Eletrônica e Eletrotécnica integrados ao ensino médio do IFRR – Campus Boa Vista” teve por objeto as causas de evasão e retenção de 2017 a 2019 nos dois respectivos cursos fixando-se nas duas turmas que iniciaram em 2017. O diagnóstico foi realizado com base nas percepções dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem: estudantes evadidos e retidos, professores e integrantes da equipe pedagógica: diretor de ensino (1), integrantes da assistência estudantil (2), coordenadores de curso (2), Técnico em Assuntos Estudantis (TAE) (1). O presente guia se insere como uma referência para estudos na tomada de decisões de gestores educacionais e coordenadores de curso, de modo a auxiliá-los na análise comparativa dos índices alcançados no período de 2017 a 2019. Proporciona a avaliação do plano de ação anteriormente estabelecido, e permite verificar os benefícios alcançados e o que ainda necessita ser concretizado. Este material apresenta também, por finalidade, a proposição de intervenções direcionadas a prevenir ou mesmo erradicar os casos de evasão e retenção nos cursos pesquisados. Por abordar uma questão comum a diversas e diferentes modalidades e níveis de ensino, este produto é direcionado às equipes gestoras, pedagógicas e ao corpo docente, servindo de referencial para debates sobre as temáticas, podendo ser de grande valia quanto a indicativos sobre a qualificação docente. O lócus da investigação foi o Campus Boa Vista - IFRR, a primeira instituição a ofertar o curso de nível técnico de nível médio, de especialização não agrícola, no estado de Roraima. O Campus está localizado na capital Boa Vista - RR, o qual tem como missão auxiliar o desenvolvimento dos municípios de Boa Vista, Cantá, Normandia, Alto Alegre, Mucajaí e Iracema. O manual está dividido em oito partes, sendo as duas primeiras dirigidas à aplicabilidade do produto e a identificação da instituição na qual se deu o campo da pesquisa. Na terceira parte, apresentar-se-ão os objetivos geral e específicos, seguindo para a base conceitual sobre a qual se fundamentou o estudo. Por quinto, serão apresentados os aspectos metodológicos e as caracterizações encontradas no percurso da investigação. Na sequência virão os diagnósticos quantitativos das turmas, tanto da evasão quanto da retenção, expondo os dados da pesquisa documental realizada, e os diagnósticos qualitativos obtidos a partir da triangulação das respostas obtidas por meio das entrevistas e questionários. Na sétima parte constarão as propostas fornecidas pelos participantes, bem como as da pesquisadora direcionadas à redução da evasão e da retenção. E, por último, apresentar-se-ão propostas de práticas pedagógicas motivadoras à permanência e ao êxito dos estudantes, em auxílio a uma das principais necessidades indicadas pelos docentes, a integração curricular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent24,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEvasão e retençãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integral e integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletrônicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletrotécnicapt_BR
Título: dc.titleGuia de propostas para a permanência e êxito dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (Diagnóstico e propostas)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseTécnico em Eletrônica e Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicaspt_BR
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